terça-feira, 15 de setembro de 2009

…OLIVAL REAL, REALMENTE REAL !...

terça-feira, 15 de setembro de 2009
O POSTO MÉDICO É A NOSSA PRIORIDADE

O funcionamento do Centro de Saúde do Olival e a sua falta de Médicos é o problema mais grave na Freguesia. A falta de consultas tem afastado os utentes do Olival para outros Centros, o que corresponde a menos consultas e menos utentes, daí menos receitas, o que tem condicionado o funcionamento da farmácia com menor número de vendas e assim fomentando a mais que provável saída da mesma do Olival.

Mas a saída da farmácia é parte de um problema mais vasto, porque menos pessoas no comércio local, menos pessoas nos correios e a respectivo agravamento dos problemas que todos já advinham para os comerciantes, é apenas a morte lenta e dolorosa da recém-nascida Vila que assim vai perdendo a sua população e, consequentemente, deixa de necessitar de nova escola, do novo parque desportivo, do seu pavilhão Gimnodesportivo e das suas Associações, pois a população vai diminuindo e os casais jovens partem para outros locais com melhores condições.

Mas quem acha que o problema do comércio local é apenas um problema dos comerciantes, desengane-se, porque sem o comércio local, os habitantes passam a fazer as suas compras fora do Olival, possivelmente em grandes superfícies, despendendo mais dinheiro e mais tempo para lá chegar e os lucros dessas empresas, em vez de ficarem na Freguesia ou Concelho, na maioria das vezes, vão para bem longe.

E o Olival? Cenário demasiado negro? Mas bastante realista, pois o problema dos Médicos perdura há quase 10 anos e a Farmácia está na eminência de sair do Olival, com o projecto já aprovado para Fátima.

Meus senhores, esta é a realidade do povo Olivalense, que é urgente mudar, e já. Quatro anos para confirmar esta dura realidade, é viajar no tempo sem retorno, pois enquanto o Olival vai definhando, as Freguesias vizinhas vão crescendo e quando acordarmos será tarde demais.

É preciso mudar para nos precavermos, pois se analisarmos actualmente o Concelho de Ourém, somos a Freguesia com piores condições de saúde e de educação relativamente ao número de eleitores.

Alguém tem dúvidas? Por isso, saúde, saúde, saúde.

Movimento Pr’Olival Independente e Activo

5 comentários:

Anónimo

Olá,

Não estará o MOIA a exagerar na questão do posto de saúde?
É que no artigo da folha do Olival, mais ninguém fala na situação dos médicos.

pedro

Anónimo

A decadencia começou com a saída do agrupamento de escola!

O Olival precisa de uma viragem a 180º para inverter esta situação.

Tobias

joana silva

Acho muito, muito bem que a prioridade do MOIA seja a saúde. Mas não faz mal acrescentar mais umas coisinhas, pois não? Até porque o vosso programa ainda não está encerrado, não é verdade?

É que eu tenho uma sugestão, e tem a ver com betão, em que o vosso programa está em desvantagem.

Eu achei muito bem a construção dos passeios, não sei a quem se deve o mérito, mas, no meu entender é merecido pela qualidade de vida que proporcionou aos Olivalenses. Apesar de algumas deficiências como o estreitamento na aldeia nova, a manutenção, a irregularidade no piso e na largura, falta de estacionamento e outros mais, o saldo é positivo. É um gosto ver as pessoas usá-lo,seja para se dirigirem a um destino ou por puro prazer de caminhar e fazer exercício, com ou sem companhia, a pé ou de bicicleta.
Por isso eu pergunto: porque não estender os passeios até outras localidades. Já alguém aqui sugeriu à ribeira do olival, seria interessante porque é muito bonito, mas podiam ser outras localidades. Eu sei que têm assuntos mais urgentes para resolver como junta, mas isto seria uma mais valia para a nossa terra. Pedir não custa...

Joana silva

Anónimo

... as pessoas estão tão habituados e este marasmo que já nem se importam.

Como dizia o megafone:

se acredita na mudança
não perca a esperança
se acredita no olival
o seu voto é fundamental

PIIIII

Velho do Restelo

Também já ouvi:

Obamas do Olival
votem no Moia
para que a nossa terra
não caia nas garras do mal!

 
Assalto ao Poleiro