segunda-feira, 21 de setembro de 2009

OLIVAL AUTÁRQUICAS 2009 / PROGRAMAS ELEITORAIS

segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Agora em papel e também em forma de outdoors, bem menos generosos que outros, da outra concorrência, chega a mensagem para os habitantes da Freguesia do Olival.


Ficam as fotos e o espaço para os ditos comentários:



POR UM OLIVAL ACTIVO

15 comentários:

Cassandra

«A sorte grande e a aproximação...» Eis o que nos reservam o PSD e o PS Olival. Campanhas que vivem da imagem e a que faltam ideias. Ah! Já me esquecia, vivem também de porcos no espeto...
Neste pânorama, o MOIA é excepção. Na sua campanha enuncia propósitos e define estratégias de actuação; coisa que nenhuma das outras candidaturas faz; prima pelo esclarecimento e pela criatividade; e embora não descure a imagem, investe claramente na palavra... enfim,dá-se a conhecer! O MOIA inscreveu todas as suas preocupações num logotipo - a oliveira - que não só remete para o Olival, como simboliza a paz, a fecundidade, a purificação, a força e a vitória. "Diz-se da oliveira, considerada como árvore sagrada, que um dos nomes de Deus ou qualquer outra palavra sagrada está escrita nas suas folhas" (Jean Chevalier, «Dicionário dos Símbolos»). Os Moianos nas folhas da oliveira, que elegeram como símbolo, apontram as suas prioridades e definiram os enfoques da sua actuação. Já apresentaram publicamente o seu programa e estiveram disponíveis para discuti-lo com a população, aceitando responder a questões e estando abertos a sugestões e ideias...

Moianos e ainda não moianos, sabiam que segundo uma lenda chinesa, a madeira de oliveira neutralizaria alguns venenos e peçonhas? Começo a acreditar que vocês são o remédio contra a pestilenta e venenosa gestão que tem tido o Olival de há anos a esta parte. Começo a acreditar que só com vocês e com a vossa forma de estar e de agir é possível ter um Olival melhor... Um Olival mais livre e mais saudável, capaz de enfrentar desafios e de arranjar soluções, capaz de questionar e de definir rumos. É que não podemos esquecer, e voltando ao cartaz do PS Olival, que esta gente que diz que faz tem tido assento na Assembleia de Freguesia e pouco se consta que tenha feito. Isto é, desconhece-se o que esta gente fez. Não consta que tenha questionado, indagado ou proposto e isso sim é fazer! Comodismo? Inoperância? Desconhecimento? Falta de vontade? Gostar de servir-se em vez de servir? Não sei. Só sei que não é isto que podemos continuar a querer para o Olival.

Jarbas

Estão lindos,mas não sei se, estando ainda em pré-campanha para as autárquicas, podem apelar explicitamente ao voto. Há alguém que me ilucide. É que a minha especialidade não é esta. Sou apenas um simples condutor de um camião dos que andam a espalhar alcatrão.

observador atento

Vejo ali naquele "juntos a trabalhar pelo Olival" um apelo à coligação da oposição, ps e moia, não? Pois para gente que faz não se tem visto grande coisa pelo menos na forma como o ZM retrata a oposição "são uns cordeirinhos que ali tenho, não chateiam, não dizem nada!

Toca a moer.

Anónimo

Tenho um facto que tive de confirmar, alguns destes senhores também não apreceram no debate para apoiar o seu lider, concerteza o mesmo problema de agenda, pois devem ter saído mais ou menos a mesma hora e terá sido pró mesmo local?

O Tobias não deixa passar uma!

Eu mesmo

Anónimo

PPD-PSD FOREVER

Meus caros amigos moianos e leitores em geral, aprendam a fazer politica.

Digo isto de uma forma séria, É PRECISO COERÊNCIA ponham os olhos no meu partido.

Já á largos anos que vos promete:
Um novo parque escolar,
Um pavilhão gimnodesportivo,
Saneamento básico.

Já á largos anos que não interferimos no sector da saúde.

Pelo exposto vos garanto que se votarem em nós iremos manter a coerência e continuaremos a prometer e oferecer o mesmo durante muitos mais anos .

PSD sempre ao seu lado………..

Ass. PPD-PSD FOREVER

Anónimo

Este cartaz na verdade acho que não está bem enquadrado, três amigos, mas o Fernando parece estar de costas viradas para a Justina, porque será?
Gostava que o Fernando nos disse-se o quem tem feito pelos Olivalensses na Assembleia da junta, quando eles dizem que fazem, e o que fizeram também é importante, quem já fez quer fazer muito mais são os moianos, um moiano na junta e tudo será publicado propostas dividas e trabalhos realizado, e rejeitados, de nós não vão dizer que somos cordeirinhos.
Amigos se tiverem obra feita publiquem-na.
Um abraço amigo José Esteves

Anónimo

A internacional – rosa shok

É um belo cartaz sim senhor………que nada diz
Se é verdade que nesta lista encontramos pessoas muito validas e com ideias bastante boas todos sabemos que lhes falta dinâmica irreverência e espírito critico.
Para este cargo que é um grande desafio é preciso coragem para romper comas teias e vícios do passado, irreverência e criatividade para reivindicar e aglutinar a população.

E sabemos que com estes senhores não vamos lá.


Deixo aqui a letra de uma canção que simboliza muito para muitas pessoas e para a liberdade e luta pelos direitos.

Leiam encarnem o espírito e reflictam qual a única escolha possível para o olival.

De pé, ó vitimas da fome
De pé, famélicos da terra
Da idéia a chama já consome
A crosta bruta que a soterra

Cortai o mal bem pelo fundo
De pé, de pé, não mais senhores
Se nada somos neste mundo
Sejamos tudo, ó produtores

Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional

Senhores, patrões, chefes supremos
Nada esperamos de nenhum
Sejamos nós que conquistemos
A terra mãe livre e comum

Para não ter protestos vãos
Para sair desse antro estreito
Façamos nós por nossas mãos
Tudo o que a nós diz respeito

Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional

Crime de rico a lei cobre
O Estado esmaga o oprimido
Não há direitos para o pobre
Ao rico tudo é permitido

À opressão não mais sujeitos
Somos iguais todos os seres
Não mais deveres sem direitos
Não mais direitos sem deveres

Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional

Abomináveis na grandeza
Os reis da mina e da fornalha
Edificaram a riqueza
Sobre o suor de quem trabalha

Todo o produto de quem sua
A corja rica o recolheu
Querendo que ela o restitua
O povo só quer o que é seu

Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional

Nós fomos de fumo embriagados
Paz entre nós, guerra aos senhores
Façamos greve de soldados
Somos irmãos, trabalhadores

Se a raça vil, cheia de galas
Nos quer à força canibais
Logo verás que as nossas balas
São para os nossos generais

Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional

Pois somos do povo os ativos
Trabalhador forte e fecundo
Pertence a Terra aos produtivos
Ó parasitas deixai o mundo

Ó parasitas que te nutres
Do nosso sangue a gotejar
Se nos faltarem os abutres
Não deixa o sol de fulgurar

Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional

viva o MOIA

ass a internacional - rosa shok

Cassandra

«Uma imagem vale por mil palavras», costuma ouvir-se… Daí que, talvez por isso, as campanhas do PSD e do PS locais apostem preferencialmente nesta forma de veicular a sua mensagem (ou ausência dela) e o próprio MOIA aposte também, embora de modo mais modesto, mas nem por isso menos eficaz, no poder significativo da imagem. Observemos, meios moianos e ainda não moianos, o que nos dizem as imagens de cada uma das forças políticas concorrentes à Assembleia de Freguesia do Olival, para mais conscientemente optarmos pela melhor solução. De facto, uma imagem pode valer por mil palavras.
i)
PSD Olival – Cartaz de grandes dimensões onde sobre um fundo laranja se destacam duas figuras: à esquerda, o candidato à presidência da Junta de Freguesia do Olival e, à direita, o candidato à presidência da Câmara Municipal de Ourém. Slogan: Os nossos compromissos: capela da Conceição; Igreja velha; mais competências para a freguesia.
Interpretação:
Trata-se de uma equipa subserviente – se é que de equipa se pode falar quando num cartaz de tão grandes dimensões apenas se apresenta o cabeça de lista – que facilmente se deixa dominar e é assombrada por figuras tutelares. Com efeito, o seu líder aparece acompanhado pelo actual Presidente da Câmara e também candidato (poderia aparecer ao lado de um qualquer outro bem conhecido), que, assumindo uma postura altaneira, ocupa no cartaz a posição, em termos figurativos, de maior importância e destaque (direita do leitor/observador). Para quem assume como compromisso: “mais competências para as freguesias” não começa nada mal …
O candidato veste um fato e gravata, roupa de festa que não usa habitualmente, para dar de si uma outra imagem. Com esta opção revela a necessidade que tem de reconhecimento; confirma a dificuldade que tem em afirmar-se e a sua tendência doentia para seguir e aceitar as (im)posições daqueles que adopta como modelo. Com o mesmo tipo de fatiota aparece, igualmente, o seu superior candidato à Câmara.
Ambas as figuras repousam num fundo exclusivamente cor de laranja – cor do PSD por excelência – que, pelo excesso com que é usada no cartaz, não simboliza o equilíbrio a que se encontra associada quando é utilizada com peso conta e medida. O laranja do cartaz do PSD remete antes para as faltas cometidas por estes senhores. Na verdade, “o equilíbrio é algo tão difícil que o cor de laranja se torna também a cor simbólica da infidelidade” (in, Dicionário de Símbolos); infidelidade para com o povo que os elegeu e que deles esperava mais, infidelidade para com todos os munícipes e fregueses merecedores da mesma consideração e tratamento. Talvez por isso, estes senhores se sintam comprometidos e assumam como compromisso a obra religiosa. Com toda a certeza consideram que é dessa forma que se vão redimir dos seus pecados… Santa ignorância! Valha-lhes Deus!
ii) To be continued… Próximo POST: análise da campanha de imagem do PS Olival.

catarina

Cassandra, sabes umas coisas de publicidade e psicologia...

Para quem não sabe, numa foto, pintura ou cartaz, o elemento que se quer destacar fica à direita em baixo. Não sei os termos técnicos, pois não sou especialista, apenas interessada na área, mas a razão porque assim é que, na nossa língua, lemos de cima para baixo e da esquerda para a direita, por isso, o que fica nesse eixo transversal salta logo à vista. Se repararmos nos quadros famosos e nas fotos e cartazes publicitários poderemos constatá-lo facilmente. Nas revistas, esse espaço costuma estar ocupado pelo logótipo da marca que se quer publicitar, mas pode ser outra coisa, dependendo do objectivo.

Um cartaz feito por profissionais não é feito ao acaso, todos os elementos que lá constam, a sua posição a sua relação proporcional, as suas cores... são objecto de estudo, com vista a obter o resultado pretendido. Por vezes, apelando ao nosso consciente, o mais comum e eficaz é quando apela ao nosso subconsciente.

Estas e outras técnicas são usadas na rádio, na televisão (e não só em publicidade, por exemplo nas telenovelas e outros programas feitos com o intuito principal de bater a concorrência em audiência), no discurso e imagem dos políticos, nos supermercados, com as estrelas de desporto, cinema, música... hoje a fasquia é alta, é necessário usar profissionais, de preferência dos bons, para fazer passar a mensagem, os do PSD sabem-no bem. Só que fica caro, mas como somos nós que pagamos, sem reclamar...

Para mim é óbvio que o cartaz do PS do Olival não usou bons profissionais, pois há coisas que saltam à vista e que dão má impressão, como um candidato estar de costas para outro.

Eu penso que não vale a pena tentar mudar o mundo, mais vale adaptarmo-nos a ele, no que respeita à imagem que passa.

Mas, hoje, hoje existe a pressão para que a imagem se sobreponha à mensagem, às vezes resulta, mas é efémero. Veja-se o caso de grandes estrelas nos média. Quando a imagem se sobrepõe à mensagem, isto é, se esta não for acompanhada de uma mensagem consistente, tudo não passa de " fogo de vista e logo tudo se desmorona. A quantas celebridades isso já aconteceu?!

O que eu pegunto é: até quando poderá o MOIA manter a sua estratégia de aposta no trabalho e na essência da mensagem e resistir a usar também estas artimanhas de marketing de politico?

Catarina

Moia

Olá Catarina,

A Declaração de Principios nortea a conduta do Moia e enquanto os MOIANOS MOR presentes e futuros a respeitarem, a sua dúvida não o será.

Por isso mesmo, a publicação desse documento na fase inicial do Movimento, se tornou tão importante, pois define, limita e transparece a conduta do seu Presidente e dos seus elementos.

Obrigado

Pedro Oliveira

Anónimo

Esclarecida!
catarina

Anónimo

Gente que Faz!..

Uma água-pé de se lhe tirar o chapéu
Começando no Tentilhão
Passando pelo Frazão
Encontrando o Barroca
Só ficou o FOF para outro dia

Tinta ou branca
CANECA CHEIA

Anónimo

ii) E porque uma imagem pode valer por mil palavras, cá estou eu, como prometido, a olhar para o cartaz do PS Olival.

PS Olival - Cartaz de dimensões médias onde figuram os três cabeças de lista: à frente, e claramente de costas para um dos elementos, surge o candidato a presidente. Mais atrás, aparecem os outros.
Os candidatos surgem sobre um fundo onde, recorrendo ao efeito de marca de água, a cinzento, se retratam dois monumentos emblemáticos do concelho.
«Juntos a trabalhar pelo Olival. Gente que faz!» são as palavras que constituem o slogan; slogan este que vem acompanhado de um apelo claro ao voto: «Está nas suas mãos! No dia 11 de Outubro, vote PS.»

Interpretação:
Trata-se de uma equipa em que parece existir um conflito latente e onde parece reinar um grande mau estar. O retrato é o de uma família desavinda, imediatamente saída de uma discussão. Os candidatos estão com o semblante carregado e o cabeça de lista, virado de costas para o candidato de sexo feminino, está numa posição que parece querer significar que o seu maior anseio é sair dali. Um grupo onde não é previsível a existência de condições para o diálogo e para o entendimento, tão necessários à definição de estratégias consistentes. A imagem entra, pois, em contradição com o slogan “Juntos a trabalhar pelo Olival”, já que nela não é visível qualquer sinal de união e empatia entre os elementos representados.
Mas há mais contradições no cartaz propagandístico do PS Olival, que acabam por revelar ou confirmar a falta de solidez da equipa PS e a incapacidade desta em definir um rumo e uma estratégia e em assumir-se como verdadeira alternativa. Vejamos:
- a primeira incongruência resulta da falta de associação do slogan “Juntos a trabalhar pelo Olival” com a imagem, em marca de água, escolhida para fundo. Se tivermos em conta que a marca de água é um recurso que é utilizado para tornar omnipresente uma ideia, então podemos concluir que na ideia destes senhores não está o Olival, mas outros espaços do nosso concelho, de maior projecção. Ou seja, na mente destes senhores o predominante não é a preocupação com a freguesia a que se candidatam, mas o sonho, mais ou menos assumido de, individualmente, chegarem mais longe, dando, assim, oportunidade à concretização de ambições partidárias mais alargadas.
- a segunda contradição estabelece-se entre a cor cinzenta escolhida para a marca de água do fundo e a frase “Gente que faz!». O cinzento é a cor da neblina e da tristeza; a cor da inactividade, da dolência e do adormecimento; a cor da falta de imaginação e da falta de criatividade. Em suma, o cinzento é a cor da ausência. E foi a ausência que melhor definiu a equipa PS tal qual a conhecemos enquanto parte integrante da Assembleia de Freguesia. Dela estiveram ausentes o espírito crítico e o espírito de iniciativa. Não fez propostas nem se opôs a qualquer decisão tomada. Por isso esta não é uma gente que faz, quanto muito é uma gente que dorme e que durante o sono sonha… mas não com o Olival.
- a terceira contradição envolve a ideia de trabalho em conjunto – “Juntos a trabalhar pelo Olival.” – e a afirmação: “Está nas suas mãos!” que acaba por dissociar candidatos e eleitores. Com efeito, se o adjectivo “juntos” remete para uma ideia de união e comunhão, esta acaba por ser negada no apelo formulado ao voto, onde os candidatos claramente se demitem de qualquer responsabilidade e a transferem para os eleitores. “Está nas suas mãos” é o que dizem e não está nas nossas mãos (de candidatos e eleitores), como deveria ser. Aliás, parece neste ponto que lhes foge a boca para a verdade: se há gente que faz não são eles, como já vimos, daí que nada esteja, efectivamente, nas suas mãos... e nem tão pouco na sua cabeça.

iii) To be continued… Próximo POST: análise da campanha de imagem do MOIA.

Anónimo

ola,

ora aqui está informação mais parecida com um programa eleitoral, que nunca vi em lado nenhum.

Agora digam-lá, pugnar, apoiar, promover, projectar, dinamizar, melhorar e exigir, mas como? Isso seria muito importante de definir.

Vejo um lote de intenções, uma casa mortuária e uma via circular ao Olival.

Acho pouco, muito pouco para tantos anos de participação na politica local.

Observador Atento.

Anónimo

Contra ninguém, sim pelo Olival? As ideias pelo Olival até são boas, mas pelo que se vê este blog é uma arma política contra "alguém", sempre com as mesmas vítimas.

 
Assalto ao Poleiro