terça-feira, 29 de setembro de 2009

ASSEMBLEIA DA JUNTA DE FREGUESIA DO OLIVAL

terça-feira, 29 de setembro de 2009
O Moia assistiu à última Assembleia da Junta de Freguesia do Olival desta legislatura, no dia 24 de Setembro, com o recorde de assistência, agora fixo em 5 pessoas.
Começou com a necessidade do Presidente da Mesa explicar à assistência o funcionamento das formalidades protocolares da Assembleia.
O presidente, na pessoa do Sr. Carlos Justo, vai desempenhando sua função de forma serena, no papel de representante de todos os Olivalenses, que lhe assenta perfeitamente.
Os pontos em agenda vão criando o reboliço espectável, com um elemento da oposição a ler uma missiva que pretende transcrita em acta, referenciando o debate Moia “Olival e os Candidatos”e a falta de presença dos representantes do Psd, para nosso espanto e resposta pronta de Sr. José Maria de que não havia sido convidado.
Outro elemento da mesma força política lançou-se em força, pressionando o Presidente da Junta sobre algumas questões, nomeadamente o busto do Bispo; a verba disponibilizada pela Junta e na sua opinião a falta de dignidade da cerimónia em causa.
O candidato em oposição questionou o Sr. Presidente da Junta sobre o Centro de Saúde e a situação do Médico que remeteu para o Director do Agrupamento dos Centros de Saúde da Zona e avançando que no dia 29 de Setembro (ontem) as coisas iriam ser clarificadas nem que mobilizasse a população para uma manifestação.
O Moia que apenas pretendia assistir, acabou por achar necessário intervir, esperando pacientemente pela sua oportunidade depois de algumas pessoas exporem também os seus casos.
Na sua intervenção, Pedro Oliveira, deixou claro que o Moia foi o primeiro a publicitar a data do debate e que por questão de lisura seria sempre o segundo a mudar a data, em relação ao convite ao Sr. Presidente não faria sentido sendo o debate uma iniciativa de pré-campanha do Moia e o actual detentor do poder local, ser interveniente no mesmo processo.
Abordou também a questão das verbas disponibilizadas para o Busto e para a Capela da Conceição, frisando a discrepância dos montantes e a importância dos monumentos.
E terminou com o tema do Centro de Saúde, acusando o Sr. Presidente de inércia e reiterou que a pressão sobre a hierarquia dos centro de saúde deve ser constante e a população deve ser mantida informada para em qualquer momento ser mobilizada ( o que ainda não aconteceu, sinal de problema resolvido ou confirmação da inércia).
Voltando aos trabalhos em agenda, discutiu-se a venda de um terreno, com a oposição a pôr em questão a aproximação das eleições para este tipo de tomada de decisões.
Com alguns elementos a deixarem mensagens de despedida, fechou assim o ciclo de Assembleias de Freguesia desta Legislatura, bem mais activa que anteriores, facto confirmado pelos mesmos.
Voltaremos com o Moia mais interventivo nestas Assembleias, assim esperamos.

CONTRANINGUÉM. SIM, PELO OLIVAL.

3 comentários:

Anónimo

Essa declaração de Principios faz tanta falta nessa Junta.

Até a oposição precisa do MOIA para passarem a lobos maus.

O Tobias acredita no Moia, bota ferro nisso!

o Tobias

paulito

Paulito

Na passada quinta feira dia 24 proporcionou-se a oportunidade de assistir á reunião da assembleia de freguesia da minha terra que eu tanto preso e gosto, o Olival
Já á muito o queria fazer mas umas vezes por outros afazeres que o impossibilitaram, outras por desconhecimento das datas, não é todos os dias que vou consultar o placard.
Pegando já neste assunto e tendendo que a assistência é sempre pouca eu propunha uma divulgação mais activa das mesmas, porque não colocar o edital de convocação da assembleia em alguns estabelecimentos comerciais? Porque não pedir ao pároco para anunciar a data e hora? Porque não enviar uma noticia para os jornais locais com a convocação da mesma?
Se estas medidas fossem todas implementadas ou em parte, certamente não haveria tal espanto por terem a enorme assistência de cinco pessoas.
Foi muito bom ver a democracia a funcionar e ver o seu funcionamento.
A reunião correu bem apesar de algum nervosismo inicial por parte de alguma pessoas, seria de tão elevado número de assistentes ou de alguns dos assistentes?
Alguns membros despediram-se da assembleia fazendo um balanço do seu trabalho naquele órgão e agradecendo á restante assembleia os momentos passados e as amizades criadas.

Mas sem duvida alguma a figura central desta assembleia foi já o moia, antes mesmo de ser eleito, tendo sido logo no inicio demonstrado o descontentamento por parte de um elemento da assembleia de freguesia pela inauguração do parque de estacionamento ter sido feita coincidir com o debate moia e a não participação do candidato do psd, contestando-se assim esta forma de fazer politica. Este parque de estacionamento está a ficar famoso, grande obra.
Durante a reunião foram sendo ouvidas expressões e propostas para a resolução dos problemas, nomeadamente na saúde que se não foram retiradas no blog do moia (este) seria uma enorme coincidência.
Sem duvida o moia já está a contribuir para a resolução dos problemas, já põe as pessoas a pensar e a agir.

Num dos pontos da reunião onde se propunha negociar a venda de um terreno ao proprietário de uma casa em cima deste edificada o grupo do ps manifestou inicialmente a intenção de votar contra, atendendo ao timing do negócio. Ao que o senhor presidente da assembleia afirmou que gostaria que ouve-se consenso neste assunto pois a tal não acontecer seria a primeira vez que isso aconteceria, tendo de seguida o grupo do ps reunido e votado a favor.

O que me chama a atenção aqui é o facto de ao que parece todas as decisões terem sido aprovadas por unanimidade são longo destes 4 anos, com tanto consenso onde está o resultado?
Será que todas as propostas do executivo psd não suscitaram duvidas ou reparos sendo sempre unanimemente aceites?
Será que todas as propostas da oposição ps e cds foram aceites unanimemente pelo executivo psd? Ou será que não as houve?
Eu não sei mas pensem nisso.

Quanto a mim gostei muito de ter assistido e certamente irei ficar freguês assíduo na medida que me for possível.

Em nome da liberdade e da democracia é necessária a participação cívica de todos desde o voto até á discussão dos problemas.

Paulito

obs. atenta

nem mais paulito, eu acrescento:

divulgar as reuniões de assembleia de junta informando dos assuntos a tratar (para não exigir uma ordem de trabalhos, que seria demasiado para esta junta.
o Moia já informou bem como pretende fazer estas reuniões, mas caso não ganhe, seria bom que esta junta que já deve ter percebido que existe uma parte da população que exige maior rigor e profissionalismo se esforçasse mais e tentasse atender a estas justas aspirações.

Por mim, o MOIA já lá estava, pois está lá a fazer falta.

não há que temer a mudança quando se tem muito pouco a perder.

Vota MOIA para "pôr o Olival de novo na crista da onda"

 
Assalto ao Poleiro