sábado, 19 de setembro de 2009

MOVIMENTO PRO’OLIVAL INDEPENDENTE E ACTIVO

sábado, 19 de setembro de 2009
CONVIDA-SE PARA O GRANDE DEBATE, “OLIVAL E OS CANDIDATOS MUNICIPAIS”, COM A PRESENÇA DO DR. JOÃO OLIVEIRA E DO DR. PAULO FONSECA PARA A APRESENTAÇÃO DOS SEUS PROGRAMAS ELEITORAIS, NO DIA 20 DE SETEMBRO, PELAS 21H30M NA PRAÇA ANTÓNIO DIAS, OLIVAL.

VENHA OUVIR AS INICIATIVAS DOS CANDIDATOS PARA O CONCELHO DE OURÉM E PARA O OLIVAL.

NO FINAL HAVERÁ SERVIÇO DE CAFÉ, CHÁ E VELHOSES, GENTILMENTE OFERECIDOS.

CONTRA NINGUÉM. SIM, PELO OLIVAL.

29 comentários:

obs. atenta

Olá moianos!

Lá estarei no debate, com armas e bagagens, até porque se prevê um acontecimento animado...e há grandes probabilidades de haver surpresas.

Gsostria de perguntar ao MOIA se este blog terá continuidade depois das eleições, independentemente do resultado nas urnas?

Na minha opinião, ele devia ter continuidade, pois é um meio de comunicação e partilha de ideias muito interessante para as gentes do Olival.

Para mim ele teve uma enorme importancia pois fiz nele o meu baptismo de blog e lancei-me na politica interventiva. O MOIA foi o primeiro projecto politico em que me empenhei.

Sempre me interessei pela politica, pela sociedade e pela economia e custumava discutir as minhas ideias entre os amigos e familiares e, na maior parte das vezes, sentia-me isolada, parecia que estava a falar outra linguagem. Através deste blog, decobri que existe gente que pensa como eu, com as mesmas ideias e preocupações e pessoas da minha terra! descobri, também que através deste blog as minhas ideias faziam eco que eu podia ouvir de volta, tem sido muito interessante.

Obrigada MOIA, obrigada assalto ao poleiro!
obs.atenta

Pedro Oliveira

...lá estaremos cara Moiana, nós e muitos mais1

Anónimo

hoje vai ser um dia em cheio, porco no espeto num lado, cafezinho com cheirinho no outro, porta com porta,pois, e uns discursos pelo meio!

O tobias lá estará!

o mesmo

Anónimo

Lá estarei, mas o Dr. Victor Frazão já deitou a toalha ao chão, não quer que os Olivalenses saibam o que tem para lhes oferecer nos próximos quatro anos, tem medo de estar cara a cara com os outros candidatos, fazer inauguração bênção da zona envolvente que é isto daqui a pouco começam a benzer o alcatrão.
E o senhor Armando Neto, não tem respeito pelos MOIANO.
Respeito pela formiga, somos poucos, pobres mas de mãos limpas.
Venham á festa duas em uma, primeiro as fotos do destapar da placa depois o Porco, e para terminar no larga da Praça os Valentes candidatos do PS e CDU, que vão falar de cara a cara com os Olivalenses, e para terminar um café ou chá e umas belhozes.
Tire-me daqui.

Anónimo

Lá estarei sou candidato (a) pelo PS para ouvir o meu futuro presidente de Câmara, e dar apoio ao MOIA, gente boa amigos do peito, com que queremos partilhar as suas e nossas ideias para tornar o Olival moderno, mandado por todos e não receber ordens de um chefe qualquer, que pensam serem donos de qualquer coisa, mas donos devem ser do cão deles, o Olival com esta gente que apareceu, passa a ser de todos.
Maria José

Unknown

Parabéns ao MOIA pela excelente organização. O convívio foi muito agradável, o debate foi bastante esclarecedor, tanto pelas propostas da CDU e do PS como pela falta de propostas do PSD.

Importa realçar que são três eleições sem simultâneo, mas diferentes e todas elas importantes.

J.F.

Fantástico, é o que me ocorre para classificar o que se passou ontem à noite na Praça António Dias.

Organização muito profissional. Até parece que nunca fizeram outra coisa na vida.

O ambiente muito agradável, as condições excelentes e os moianos como anfitriões são impecáveis. Só por isto já dá para ver o que se reserva para a população do Olival quando o MOIA estiver na junta.

A moderadora manteve o estilo e o profissionalismo a que já nos habituou, com o trabalho de casa bem feito e contextualizando o debate em documentos e leis que são pilares da nossa democracia, bastante asfixiada neste momento por pseudodemocratas.

O Dr. Paulo Fonseca e o Dr. João Filipe estiveram muito bem. É que, tendo na mão um trunfo de "morte súbita", não o utilizaram dessa forma, mostrando também que estão num patamar bastante acima dos ocupantes do actual "poleiro municipal".

É claro que a recusa do Dr. Vitor Frazão em estar presente no debate, só por si, pôs as cartas certas na mão dos adversários. Penso que o desepero é inimigo da estratégia!

Resta-me dizer aos Moianos que deviam agradecer à actual junta de freguesia o facto de terem dado o jantar à população do Olival, facilitando assim que esta, após a "barriguinha cheia" passasse a estrada para o outro lado e assistisse calmamente ao debate.

Acho que devem agradecer também à população do Olival a forma ordeira e educada com que assistiu ao evento, demonstrando interesse por esta nova forma de fazer política. Bastou o facto de após o debate terem ficado em amena cavaqueira com os candidatos, bebendo um cafezinho e comendo uns bolinhos gentilmente oferecidos.

O Olival está de parabéns!

Em democracia todos são importantes, todos têm algo para dar à sua freguesia.

Moianos preparem-se: vão ter uma agradável surpresa!

Sérgio Ribeiro

Parabéns, Moianos. Boa iniciativa!
Pessoalmento foi encontrar gente de que gosto e que conheço de outras ocasiões e lutas boas porque são pelo mehor viver de todos. Só tive tena de não ter encontrado o Patanisca... ou encontrei? Gostava de o ter saudado de viva voz e, talvez, despedirmo-nos com um abraço.
E já me disponibilizei para ir ao Olival contar estórias sobre o Olival... depois das eleições.

Abraços

Robin dos Bosques

Bom dia a todos!
Venho aqui dizer por estas bandas o que me vai na alma...
Para começar tenho que confessar que sempre tive uma "costela" do PSD e que me entristece profundamente ver o estado a que chegou a política hoje em dia. A começar pelos políticos que nos estão mais próximos, ou seja políticos de freguesia e de município, é vergonhoso que este senhores decidam sequer candidatar-se novamente (no caso do Sr. Frazão não é bem uma candidatura, mas uma secessão ao trono, talvez por isso ache que não precisa de debater ideias com ninguém, ou seja: Deus no céu e ele em Ourém!)... Tenham vergonha, olhem para tráz e vejam a obra que deixaram: A nível da autarquia, todos pensam mas poucos têm a coragem de o dizer, andaram a encher os bolsos à conta do povo, através de compadrios com empresas de construção, lobbies das mais variadas naturezas, empresas municipais que não são mais que "TACHOS", tudo com um simples objectivo: enriquecer a conta bancária à conta dos contribuintes... A nível da freguesia, sejamos honestos, o Sr. José Maria até não é "mau diabo", mas sinceramente não passa de um cordeirinho nas mãos dos lobos, claro que também por vontade própria. E que fez estes 4 anos? (aliás no último ano, pois os outros 3 ninguém os viu!) Obras no cemitério e umas estraditas alcatroadas... Tenham piedade!!! O Olival merece que se preocupem realmente com os olivalenses e que façam algo que melhore definitivamente o seu nivel de vida!!!
A nível nacional também não estamos melhor, se José Soctrates não é solução, vejo os debates de Ferreira Leite e sinceramente tenho muito medo do que será deste país nos próximos tempos, pois dos dois não se faz um. Para mim nenhum deles me parece ser uma solução profunda com visão e soluções a médio/longo prazo para os graves problemas que temos pela frente... Os outros candidatos também não me parece que alguma vez sejam realmente solução!
Meu povo apenas deixo um repto: Empenhem-se neste movimentos independentes, em movimentos cívicos, numa qualquer associação da Vossa terra, façam alguma coisa por vós, para que possamos dar voz a este país, para que possamos fazer despe país um país melhor, porque afinal Portugal é de todos nós!!!

Anónimo

É muito gratificante participar nestas iniciativas e ter o feedback positivo dos convidados e dos participantes em geral.
Agradeço a todos a colaboração prestada, e em especial ao grupo de apoiantes e candidatos do MOIA que têm estado nos bastidores a fazer com que sejam possível estes eventos (montar as tendas, cedência de cadeiras e mesas, comes e bebes feitos em casa e à custa dos mesmos, etc. etc.); a estes últimos que têm trabalhado arduamente e aos quais ainda não foi dada a possibilidade de serem apresentados de uma forma mais diferenciada, quero agradecer a forma despretenciosa como têm colaborado.
Muito obrigada

Fernanda Bento

Anónimo

caro dr. Sergio Ribeiro ali os fritos eram outros....... mais do tipo filhós de........ laranja.......

ass. pastelinho de bacalhau

Anónimo

Reitero as palavras de J.F.: Simplesmente fantástico!
O ambiente agradável, civilizado e ordeiro. Além do mais, sabemos que poderia ter sido uma situação embaraçosa. O público, a equipa do MOIA e os convidados estão de parabéns.
Muito bem organizado, modéstia qb, temperada de grande ambição e, principalmente, muito esclarecedor. Quem foi convidado e faltou, bem como as razões por que não vieram, estiveram na mente e nas palavras dos presentes. As omissões também são pecado (segundo a igreja católica apostólica romana).

Na verdade, o MOIA está cada vez mais organizado, confiante e consistente, este evento foi a prova disso e é uma amostra do que poderá fazer como junta.

Gostei das palavras e da postura dos convidados, só o facto de terem vindo é muito significativo.

Eloquentes, bem-dispostos, simpáticos e muito acessíveis.
E... charmosos, especialmente Paulo Fonseca. Será que no PS escolhem as pessoas pelo seu sexy appeal? É que este nosso futuro presidente da câmara não fica nada atrás do já famoso charmoso Sócrates... quem sabe se um dia não chegará lá? Charme não lhe falta.

Mulheres, olhem bem para ele, é interessante, não é?

Aquelas coisas pessoais que andam aí a dizer dele não sei se é verdade, mas é jogo sujo. E depois? O candidato do PSD poderá atirar-lhe pedras?hummm não me parece...

moiana

Patanisca

Caro Senhor Dr. Sérgio Ribeiro

Como é para mim lisonjeiro saber do seu interesse. Confesso que também me sinto possuída de uma grande curiosidade, porque as referências que possuo da sua pessoa são apenas e só as que transmiti, em tempos, à Ana Maria, e essas obtive-as junto de terceira pessoa. Vou tentar arranjar lata suficiente para me fazer convidada junto do MOIA para participar nas conversas ou “estórias” sobre o Olival. Pode ser que queira o destino que nos comecemos a conhecer e o que irá acontecer a seguir logo se vê. Mas desde já o alerto que a minha curiosidade reside essencialmente em saber se o seu interesse é pela patanisca ou pela patareca, ou por ambas, uma vez que já confessou que gosta de pataniscas, desde que tenham muito bacalhau. Uma conclusão eu posso já tirar é que também gosta do gosto e cheiro a bacalhau.

Um abraço à conta daqueles que havemos de dar

Anónimo

Dr. Sérgio Ribeiro os frito ali eram outros...... mais do tipo filhós de laranja.....

ass. pastelinho de bacalhau

Pedro Oliveira

O agradavel convivio no pós debate foi simplemente sensacional.

Todas estas sinergias concentradas no objectivo comum do crescimento do nosso concelho teria resultados espantosos, não?

Segundo alguns estudiosos, a essencia do movimento Moia revolucionará o nosso concelho, que assim seja!

Sérgio Ribeiro

... e se estavam bons os fritos que não eram de bacalhau. Apenas meti o dente em dois (sou frugal!... nem sempre mas o convívio e a conversa apelava mais) mas deu para apreciar.
Quanto à Patanisca, só me parecendo não ser de muito bom gosto insistir numa confusão onomástica que já justifiquei e de que já pedi desculpa, repito o que disse: teria gosto em ter conhecido. É sempre bom não se fazerem juizos de outros a partir de informações de terceiroe ou quartos que, se calhar, nem conhecem o sujeito... E, ainda por cima, queira ou não, há muito preconceito instalado e enraizado, não digo em relação a mim mas ao partido que tomei há 50 anos e é minha pele, e não uma camisa ou farda... ou escadote para subir na vida

Saudações

Maria Papoila

Preconceitos sempre houve e sempre haverá e o nosso papel, enquanto cidadãos, é lutar contra eles. Lamentável é que haja quem se aproveite da existência desses preconceitos não para se vitimizar, mas para, sub-repticiamente, se assumir como alguém superior, de convicções mais válidas e mais fortes do que outros. O Dr. Sérgio Ribeiro não é caso único. Não está sozinho. Muitos outros, como ele, tem convicções, assumem-nas, lutam por elas...
Quero acreditar que, embora não assumindo a ideologia partidária como a sua pele, ainda há quem não troque de camisa ou farda, ideias e convicções, por dá cá aquela palha.
Quero acreditar que ainda há quem siga as suas convicções e oriente a sua conduta pelos princípios (partidários ou não) por que sempre se regeu, mas que, não se deixando cegar por aquilo que é ditado pelo partido (seja ele qual for), assuma, a par e passo, uma postura crítica. Como em tudo na vida, as nossas convicções são alimentadas por vivências, experiências (até partidárias), encontros e desencontros, que muitas vezes nos levam a enveredar por novos caminhos e a escolher novos rumos, sem que tenhamos de inflectir a nossa marcha ou mudar de direcção.
Quero acreditar que ainda há quem veja a política não como um escadote para subir na vida, isto é, como um meio de ascensão, mas como um fim - uma oportunidade para tornar o mundo melhor.
Ainda quero acreditar na liberdade.

moiana 2

pois é moiana... o paulo fonseca é mesmo charmoso... nunca o tinha visto de perto... a sua voz também é muito agradável. Nós mulheres somos mais, se formos votar fazemos a diferença. Se não houver outra razão, podemos sempre votar no mais jeitoso.

Por isso vamos votar MOIA para OLival e PS para a Câmara, k tal?

Ass: moiana 2

Sérgio Ribeiro

Para algumas pessoas, Maria Papoila por exemplo, não posso abrir a boca. Qualquer coisa que diga tem a intenção de me mostrar superior, de afirmar as minhas convicções mais válidas que as de outros (se não as considerasse assim, claro que mudava de convicções... mas não menosprezo, de modo nenhum, as convicções dos outros, respeito-as como tenho provado ao longo da vida), de me querer vangloriar, de ser queixinhas se denuncio coisas que fazem e dizem, a mim ou ao que defendo.
Não pensem que por isso que me calo, porque nunca me calei mesmo quando outros nada diziam (posso dizer isto sem ser uma manifestação de me sentir superior e etc., posso?...).
Dou opções para interpretação desta posição em relação a mim; 1)preconceito; 2)complexo de inferioridade; 3)qualquer razão pessoal que desconheço (mas que mal é que eu lhes fiz?, não pensar como eles?).
Ou talvez seja defeito meu de auto-avaliação, embora me esforce por melhorar, uma vez que no partido que tomei aprendi que a humildade é uma característica indispensável, e faça um exercício diário de auto-crítica.
Mas, às vezes, esta sistemática posição de agressão, a várias matizes, cansa e apetece disparatar.

Unknown

Oh!!! Não sabia que era um concurso de beleza! Mas talvez ainda me reservem o troféu de mister simpatia, ou uma coisa assim. Mas se calhar esse também me escapa e vai para o Frazão, que dança nos bailaricos de oferece porco no espeto. Eheheh. Se calhar entrei no concurso errado! Sou mesmo distraído!

moiana

Sr joão filipe, Como disse no primeiro comentário, os convidados/candidatos eram "Eloquentes, bem-dispostos, simpáticos e muito acessíveis.
E... charmosos". Coloquei o candidato do PS em 1º lugar, no que respeita ao charme, desculpe a preferência. Mas como só havia dois, logo o Sr fica com o 2º, bem merecido, acho eu. Quem não esteve presente fica logo desclassificado (mas como já os conheço, também não lhes reconheço valor nesta área).
Desculpe se lhe incomoda por em relevo esta área e, embora isto para mim seja uma brincadeira, não deixa de ser sério, pois a imagem também conta.

Agora a falar a sério, gosto de apreciar, mas o que mais me importa são as propostas que apresentam. E eu estive com atenção...

moiana

Anónimo

Lobo mau

Camarada Dr. João Filipe eu espero que não se tenha enganado no concurso, mas tenho que o senhor esteja convencido disso!!
Não é que no passado sábado o vi uma mão cheia de vezes, ou mais, apelar ao voto no camarada Dr. Sérgio Ribeiro em uma única vez apelou ao voto em si!!

Será que o senhor encabeça esta lista e não tem a ambição de ser eleito vereador?? Julgo ser injusto para todos aqueles que o apoiam e acompanham!!

Ass. Lobo mau

Unknown

Eheheheh! Moiana, eu também tenho sentido de humor.

Sabe, até que me sinto compensado por não ter sido eu o comparado com Sócrates. LOL. Isso para mim é desforra suficiente por ficar em segundo no concurso dos charmosos.

O outro ilustre convidado é que "não fica nada atrás do já famoso charmoso Sócrates". :-)

eleitora atenta

Caro João Filipe, o que vale é que nem toda a gente gosta do amarelo... Há quem aprecie estilos diferentes do do Paulo Fonseca e se identifique mais com a sua humildade e forma de fazer política. Não se sinta, por isso, diminuido. No domingo, votarei em si.

Unknown

Lobo Mau, no debate do Olival apresentei as ideias da lista à Câmara Municipal e achei que o cuidado com que as apresentei falava mais do que um apelo ao voto.

Sobre o apelo ao voto em Sérgio Ribeiro, ele tinha de ser feito, porque o tema "Assembleia Municipal" não estava directamente no centro do debate e parece-nos justificado realçar a grande importância desse órgão.

Foi por isso que a abordagem foi diferente. Mas tenho plena convicção de que se justifica um apelo ao voto também para a Câmara e estou preparado para receber o mandato dos eleitores.

Anónimo

lobo mau

hum.....está bem.
de facto as ideia foram expostas de forma clara, e a sua presença simpática foi cativante.

de facto a assembleia municipal e de extrema importancia. só achei pouca garra quando deu a vitória ipotética ao Dr. Paulo Fonseca e para si nada pediu, apelando ao voto na assembleia....

a assembleia é importante e devemos dar-lhe a sua importância, mas o axecutivo da camara que lida com os problemas e com os cidadãos diarimente.......

um pouquinho mais de garra, eu gostava de ver......

felicidades e que votos de uma boa campanha.

ass. lobo mau

Sérgio Ribeiro

Um simples apontamento (que nem sei se já terei enviado):
O comentário do lobo mau é... estimulante, e dá para pensar e para esclarecer.
A candidatura CDU tem o objectivo central de manter e reforçar a presença na AM. Daí, a natural escolha desse tema livre, coincidente com o facto do MOIA poder (deseja-se que sim) vir a ser membro desse orgão, via freguesia. 2º ponto, não tem o prof. João Filipe vocação para auto-promoção, pelo que a referência a mim até poderia ter menosvalorizado a sua candidatura e subalternizá-la; aliás, pensando melhor, se estivéssemos em lugares trocados, ele na assistência e eu na mesa, teria talvez acontecido que eu não me auto-promovesse, como candidato, e dissesse do Jão Filipe o que ele disse de mim, de forma própria de quem falava e adequada a quem era falado. 3º e último: João Filipe é candidato a Presidente da Câmara!, sem anbiguidades,e a CDU tem a maior satisfação de ter acertado na escolha, lamentado não ter meios para a promover, embora nunca gastasse o que outras candidaturas gastam e considera escandoloso...
Já vai longo demais, não é verdade?
Saudações

pantera cor de rosa

Ainda para completar o desabafo do Robin dos Bosques. Tudo o que disse sobre a politica nacional é sabido, comentado e esmiuçado pelos munícipes, diz-se à boca pequena, não vá isto trazer-nos chatices... a verdade é que ninguém é indiferente, talvez resignados, talvez não valha a pena... este movimento pode ser o começo da inversão de marcha, esperemos que esta onda não fique por aqui, mas contagie todo o concelho. Acho que é uma oportunidade de unidos fazermos algo. Seria um desperdício não apoiarmos quem ousou tomar tal iniciativa, por isso, votemos MOIA.

Agora, será que o povo quer mesmo mudar? Será que percebeu o que está em causa? Será que o MOIA consegiu fazer chegar a sua mensagem a um número suficiente de eleitores (sabemos que não se poupou a esforços) que possa fazer a diferença?
No dia do sufrágio teremos a resposta da escolha do povo.

Mas povo do Olival, a mudança está nas nossas mãos, é só fazer uma cruzinha à frente de IV, é fácil!

pantera cor de rosa

Anónimo

Lobo mau


Dr. Sérgio ainda bem que dá para pensar e esclarecer, é que gosto de pensar e de fazer pensar e no final ficar esclarecido, nas não fiquei fui lendo fui pensando e novas duvidas se levantaram.

Sendo os objectivos da cdu legítimos, e quando se fala de nós próprios um pouco de contenção e modéstia não ficarem mal a ninguém, antes pelo contrário. Mas uma campanha eleitoral não é para autopromoção de ideias, projectos, valores e pessoas da candidatura? É que o eleitorado vota em pessoas, não terão elas de se dar a conhecer e promover?
Para mim só existe duas formas de fazer politica e campanha, ou pela positiva ou pela negativa, no que me diz respeito pela negativa está fora de questão, entendendo que pela positiva terá que passar pela autopromoção como anteriormente referido.

Pelo exposto, e quanto ao facto de ser o candidato certo, é uma escolha da responsabilidade da cdu, a que o eleitorado irá responder, eu no meu fraco entender tenho algumas duvidas, pois um candidato que não se promove perante o eleitorado, não apela ao voto em si apelando para terceiros, não sei se será assim tão certo?

Quanto á falta de meios, á factos que são inquestionáveis, como os rios de dinheiro gastos por alguns e vazios de ideias, enquanto outros tentam produzir algo de útil e não têm grande forma de o fazer, atente-se ao caso do moia que sem apoios e meios tem tentado fazer uma campanha de esclarecimento, com muita criatividade e moderação nas contas que eles terão de pagar. No entanto o caso da cdu parece-me diferente, acreditando que não terão os meios que desejariam para promover a candidatura, o mais grave será o de terem um candidato que não jeito para se promover e não se quer autopromover, (palavras suas) como é que se promove quem não se quer promover,
Como é que se agarram as oportunidades e se aproveitam para esclarecimento e promoção se não se quer promover?
Parece-me que o problema é mais grave e profundo que a falta de meios, sendo uma manifesta falta de vontade.

Um abraço amigo
Lobo mau

 
Assalto ao Poleiro