quinta-feira, 17 de setembro de 2009

DE NOVO O...CONVITES - 4 | PRESENÇAS – 2

quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Com o pouco animador resultado a manter-se, na tentativa vã de diminuir a importância de um debate que será imparcial, elucidativo, captor de mensagem, recebemos a primeira recusa, tal como se segue:

“Exmos Senhores,
Agradecendo, desde já, o convite para participar no debate “OLIVAL E OS CANDIDATOS MUNICIPAIS”, marcado para o dia 20 de Setembro, informamos que, por compromissos já anteriormente assumidos nas suas funções de Presidente de Câmara Municipal, o Dr. Vítor Frazão não poderá estar presente.


A candidatura do PSD deliberou que aceitará os debates que venham a ser propostos, desde que sejam transmitidos directamente pelo órgão de comunicação social de âmbito local, a ABC Rádio, de forma a chegar a toda a população do concelho de Ourém.

Cumprimentos,

A Direcção de Campanha do PSD”

Relembro que o convite à ABC Rádio também foi efectuado, conforme vem mencionado na estrutura do debate, estando, assim, prejudicado o argumento apresentado pela Direcção de Campanha do PSD para a não aceitação do convite que foi dirigido ao seu candidato ou, no impedimento deste, a um seu representante.

Movimento Pr’Olival Independente e Activo

32 comentários:

Anónimo

Ola Moianos,

Esperavam que uma formiga demove-se o Elefante?

Como seria de esperar , existe obra feita, como tanto gostam de apregoar mas existe tambem grande dificuldade em assumir os erros dessa obra. Pois, uns rabos entalados por aí.

Mas acho este local o ideal para todas as formigas se manisfestarem...muitas formigas já incomodam...

Anónimo

Tobias,

...bem ao jeito de uma moção de censura, aqui neste post.

Considero falta de respeito a recusa do Sr. Nosso Presidente, muito grave.

Toca a mostrar o nosso descontentamento.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Claro que não podia deixar de concordar.

O objectivo mais importante deste debate é a apresentação dos programas politicos das várias forças para o Municipio e não o Moia.

Sérgio Ribeiro

O MOIA concorre à Assembleia de Freguesia. Como movimento cívico tem todo o direito de promover os debates que quiser, e parece pertinente que queira saber coisas dos outros sobre a CM e AM (em que, se ganhar a freguesia, será componente. Assim como os convidados têm o direito de aceitar ou não os convites. Quer o convite, quer a resposta ao convite, já são esclarecedoras. E deve ser avalizada nos únicos termos em que há que avaliar: políticos.

Que cada um assim faça.

Saudações

Anónimo

Olá a todos.
Pela conversa deste senhor Ribeiro deve ser politico, não?
É que eu tenho votado Psd para as municipais sempre e agora vejo o meu lider a negar participar na minha terra, a negar defender o partido que sempre representou o
Olival.
Talvez por isso se fale tanto em mudança,as acções não dignificam as palavras.
Mas isto é apenas a idéia de uma pessoa que trabalha todos os dias para o dinheiro chegar para as contas.

Ana Maria

Sérgio Ribeiro

Embora a pergunta não me fosse dirigida mas a mim se dirigisse, digo-lhe que o senhor Ribeiro é tão político como a senhora Ana Maria, porque é um cidadão com direitos e que os exerce como julgo ser o seu caso. Como lutei pela democracia quando poucos o faziam, estou sempre disponível para me candidatar a representar os outros, expondo o que defenderei se eleito for. Isso faz de mim um político? Não aceito! Sou economista, reformado e bem intencionado. Este que a Ana Maria, em acto político cidadão, eleja quem melhor lhe pareça, depois de informada, para a assembleia de freguesia, para a camâra municipal e para a assembleia municipal.

Saudações

Anónimo

ola, concordo com a Ana Maria quando diz que esperava ver o frazão no Olival, nesse dia.

Se não é falta de respeito pelos moianos é para as pessoas que votaram psd.

Era só.

Carla Dias

Anónimo

É politico, sim senhor! É o Dr. Sérgio Ribeiro da CDU. Diz aqui o Tobias.

Ass.Eu mesmo

Anónimo

O Dr. Frazão não pode vir porque tem a inauguração do parque de estacionamento nesse dia e aonde ? No Olival.

Falta de respeito dele e dos comparsas do Olival.

É politica, é estratégia dizem eles.

O revoltado

obs. atenta

Também concordo que o PSD tem o direito de não estar presente no debate, se essa for a sua vontade e estratégia. Porém, julgo que isso terá repercussões na votação que o prejudicarão, mas... problema deles.

Para mim (e para muitos mais), confirmaram o que eu já pensava deles, sentem-se superiores e por isso não vão descer ao "nosso nível". Eu vou penalizá-los com o meu voto.

Mas o que me traz hoje aqui é chamar vossa atenção para o facto de este ano todos os cidadãos com mais de 18 anos ficarem recenseados automaticamente e por isso, para votar só terão de se dirigir às meses de voto no dia das eleições apresentando o BI. Nâo tenho bem a certeza desta última informação, quem puder corrija-a ou confirme-a.

O que me interessa é que estes votos podem ser decisivos e por isso seria útil tentar conquistá-los, penso que isso não será dificil para o MOIA que fala uma linguagem de modernidade e tem uma filosofia de aventura e desafio. Mas, para isso, é necessário primeiro informá-los que já podem votar porque estão recenseados. Acredito que muitos não terão esta informação, pois os muito jovens, normalmente, estão desligados da politica, têm mais em que pensar...
De qualquer forma, quantas mais pessoas votarem melhor, teremos uma democracia mais forte.

Que pensa o MLOIA disto?

Unknown

Se o PSD só pretende estar em debates transmitidos pela ABC Portugal para todo o concelho, veremos se também vai faltar aos debates propostos pelos jornais Região de Leiria, Jornal de Ourém e Jornal de Leiria.

Anónimo

Dr. Victor Frazão não tem respeito pelos Olivalenses, ainda por cima vem fazer mais uma inauguração no Olival depois vem fazer a Festa 50m do lugar onde decorre o debate do Olival e os candidatos, nessa altura provavelmente, o porco já era, mas para o Dr. Vale mais ignorar o MOIA, e as Pessoas que vão votar Moía, em quem vão votar para a Câmara, sem ideias praticas para o Olival não se queixe se levar um pontapé no Cu e deixar o tacho, não se esqueça que esta freguesia é uma das maiores em população, meia dúzia de votos do MOIA podiam marcar a diferença.
Aos dois candidatos venham o Olival espera-vos e agradece-vos a vossa atitude.
Ao outro candidato rápidas melhoras que se restabeleça o mais rápido possível.
Neto

Sérgio Ribeiro

É curioso. Sou mesmo o Sérgio Ribeiro, cidadão que mora no Zambujal, nunca me escondi... e, nessa qualidade, estarei no Olival no domingo.
Terei muito gosto em encontrar alguns destes interlocutores.

Anónimo

Estive a ler a carta do PS que veio hoje no correio, onde são apresentados os candidatos efectivos à câmara e achei-a interessante.

Embora não conheça todas as pessoas, gostei do seu currículo.
Quanto às ideias, gostei do estilo da carta e de alguns pontos que considero relevantes:

Ouvir as pessoas, proximidade com o povo, serviços de qualidade de apoio à família, dinâmica empresarial, rede viária, despacho de projectos na câmara em 90 dias (que bom seria), ouvir cada uma das 18 freguesias que têm necessidades e interesses diferentes (ao encontro da singularidade pretendida pelo MOIA), diálogo e transparecia, revisão do PDM.
Estas são as intenções, já não é mau ter boas intenções. Quanto ao resto, todos os políticos têm telhados de vidro ( pode haver quem não tenha, eu não conheço). Sei que por aí anda muita informação/desinformação sobre o carácter dos candidatos. Quanto a isso não sei a verdade, o que sei é que é preciso mudar, para arrancar as raízes que agora sufocam tudo à volta, depois ainda vai levar algum tempo até as novas ganharem a mesma força. "E enquanto o pau vai e vem, folgam as costas".

politicamente desiludido

Patanisca

Cara conterrânea, Ana Maria, tem toda a razão para se sentir desapontada com o líder do seu partido. As razões para esse seu e meu desapontamento são várias e, entre elas, enumero as seguintes:
O Senhor Dr. Vitor Frazão e respectiva comissão de candidatura ao não responderem ao convite que lhes foi dirigido, dentro do prazo indicado, vindo só a fazê-lo quando pressionados por pessoas e factos, deram prova da sua má educação, da sua cobardia e até da sua ingratidão para com o povo do Olival que há mais de uma década neles deposita a sua confiança.
Estes Senhores responderam tarde e mal, com uma argumentação estafada, como se eles não soubessem desde sempre que a rádio ABC está convidada para a transmissão do debate e como se o convite do MOIA não referisse expressamente que, em caso de impedimento por parte do Dr. Frazão, este se podia fazer representar. Esta é a resposta típica do político que faz ou já fez da política a sua profissão. Geralmente olham lá de cima da cátedra do poder o povo e atiram-lhe serradura para os olhos . Foi exactamente o que fizeram estes senhores com a resposta dada, partindo do princípio que os Moianos, como dizia o outro, são uns moicanos, no sentido pejorativo do termo, mas desenganem-se.
Por fim, cara conterrânea Ana Maria, a sua observação de que pela conversa o senhor Ribeiro devia ser um político, é pertinente e acertada. A Ana Maria como ser humano é política na sua essência como o é o Senhor Ribeiro. Só que o Senhor Ribeiro fez de conta que não percebeu o alcance da sua observação e, em rodopio fez uma pirueta, endireitou-se, olhou o seu umbigo e lá da sua cátedra sentencia que lutou pela democracia e que é Dr. (Doutor?) em economia e bem intencionado. De boas intenções está o mundo cheio. De facto, está perante um político, basta atentar na forma evasiva e zigzagueante como lhe respondeu e ainda porque já fez da política a sua profissão, quando desempenhou as funções de deputado, é político porque responsável concelhio de um partido/coligação e é político (sempre com o sentido que a Ana Maria, como muita outra gente, lhe atribui) porque é o candidato à Assembleia Municipal.
E, para terminar, um candidato, porque o é por sua livre vontade, não é livre de dizer não, quando, no caso em apreço, se pretende tão só que venham ao Olival dizer o que reservam a esta Freguesia. Percebe-se que o que se pretende é que nos falem dos programas, não o programa global, mas o programa parcelar no que às freguesias diz respeito e, neste capítulo, o que ao Olival se refere. O Moia quer que as pessoas, suas simpatizantes ou não, saibam em quem devem votar para a Câmara e Assembleia, portanto a recusa corresponde à falta de um dever elementar e à perda de uma boa oportunidade para os senhores do poder.
Senhores do Poder, Senhor Ribeiro, já deu para entender, não? Se não, paciência, a culpa não é minha!

Anónimo

Como digo no primeiro comentário, que me esqueci de assinar e alguem publicou contra o que sempre divulgaram, fica registado que eu observei.
As formigas não estão satisfeitas e muitas, juntas incomodam como ò raio.
O que se diz estratégia, é avançar no tempo e ir fechando as portas que teimam em se abrir. e estes senhores sairam-se com a desculpa esfarrapada da rádio e dos compromissos.
O povo do Olival irá estar atento como eu a esse senhor no fim de semana.
O feitiço poderá virar-se contra o feiticeiro, já aconteceu antes.

O observador atento

Anónimo
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Moia

O ultimo comentário foi removido , pois por um motivo qualquer era a repetição do anterior.
Grato pela compreensão

O Administrador

Sérgio Ribeiro

Cara Patareca (e outros),
tanto azedume, tanto preconceito!
Que, evidentemente, me parecem injusto quando sou alvo.
Repare, só, que não fui que me qualifiquei dr. Sou pouco de doutorices... Sou economista, é a minha profissão. Ponto final.
Há quem seja profissional da política, e respeito todos os que sejam profissionais sérios em qualquer profissão. Eu não sou, nunca fui.
Como cidadão, sou militante de um partido, aceito candidatar-me a representar os meus concidadãos, efemeramente, por mandatos. Nunca "ganhei a vida" com o salário de deputado ou outro, sempre recebi o mesmo que receberia (ou menos) se não estivesse eleito.
Considero que o dr. Frazão tomou uma posição política muito incorrecta não aceitando o convite do MOIA. E que, por isso, deve ser penalizado, politicamente.
Como cidadão residente no Zambujal, lá estarei, domingo, no Olival, para ouvir, como em todos os debates e conversas para que seja convidado ou em que, sabendo da realização, possa ir.
Saudações

Anónimo

olá Moianos,
li no noticias de ourem que a inauguração do parque da Paz vai ser às 19h00 e a festa às 20h00 no parque de merendas.

parece-me mais o parque da discordia, obras daquela envergadura e uma casa de banho, nada?

parece que não tem mais nada que fazer.

Parque da Paz, parque do mirone isso sim , tal é o descampado para o interior do cemitério, esse sim devia ser lugar de paz.

Revoltado

Anónimo

Senhor sérgio ribeiro, pessoalmente apraz-me que, não só, acompanhe o nosso blog, mas que nele intervenha. Quero esclarecer que não sou adepta do seu partido, mas que o admiro como pessoa, do pouco que conheço, infelizmente.
Verifiquei que tem recebido algumas investidas menos simpáticas neste blog, penso que, como politico, está preparado para estas disputas e que esse é o preço da exposição pessoal e da defesa de convicções que muitas pessoas não apoiam.

Gostaria de dizer, talvez, o que já sabe, que o azedume contra si, na minha interpretação, representa o sentimento (dos olivalenses, mas que se estende a nível nacional) contra os políticos em geral. Hoje em dia, como sabe, os políticos e os partidos são mal vistos. Eu, que estou deste lado sinto o mesmo e sei que os olhamos políticos com desconfiança e até desprezo. Há quem vá mais longe... e este movimento é, no fundo, uma tentativa de fuga à lógica partidária que tantos desgostos nos tem dado. È pena que hoje se espere tão pouco dos políticos, quando eles tanto influenciam as nossa vidas.

Em nome pessoal peco-lhe que continue a intervir. Tenho pena que mais representantes de outros partidos não o façam também, acho que daria um colorido interessante ao nosso blog.
Maria Moiana

Unknown

Confesso que não deu para entender a Patanisca, principalmente a última frase. Se calhar é porque eu não sou "político profissional", sou apenas "político amador" e escapam-me algumas subtilezas.Espero que não me leve a mal.

Fiquei com ideia de que está a confundir o Sérgio Ribeiro com algum outro Sérgio de algum partido que recusa debater com as populações. Ou é só impressão minha?

Sérgio Ribeiro é o primeiro da lista da CDU à Assembleia Municipal e já declarou que vai assistir ao debate. De resto, a CDU foi a primeira candidatura a aceitar o convite do MOIA para estar presente. Temos todo o gosto de dizer aquilo que pensamos para quem tiver vontade de nos ouvir.

Pessoalmente tenho pena que o debate só possa contar com duas opiniões, mas mesmo assim continua a valer a pena.

O Cobarde

Caro Sérgio Ribeiro

Fico muito satisfeito sempre que vejo um comentário seu no blog.

É sinal que o MOIA afinal não passa despercebido. Fazem crer que este movimento não chega a Ourém, talvez porque o cego não quer ver, mas se a mensagem chega ao Zambujal...penso eu que ainda é depois de Ourém.

A nossa mentalidade evolui muito lentamente e ainda há muita gente que pensa que, à esquerda, se comem criancinhas ao pequeno almoço.

Há também as pessoas de idade que pensam, talvez porque em tempo também lhes disseram, que quem não votasse num determinado partido, à direita, perdia a reforma.

Ainda há pouco tempo o Prof. Albuquerque disse em público para não votarem no PS porque este partido era a favor da união matrimonial de homossexuais, talvez querendo deixar nas entrelinhas que se trata de uma doença contagiosa.

Penso que o Moia ganhou o impulso que está à vista graças à diversidade de ideologias das pessoas que o compõem.

Eu era PSD, da mesma maneira que sou católica, ou seja, por tradição. Tenho grande admiração por pessoas que teem a coragem de assumir as suas ideologias, mesmo quando vão contra as convicções da maioria.

Por favor, faça sempre comentários, responda às picardias porque, tenho a certeza, que alguns comentários que possam parecer ofensivos, são apenas uma estratégia para provocar as suas respostas.

Sérgio Ribeiro

Agradeço a simpatia e a compreensão reveladas pela Maria Moiana. Na verdade, já muito tenho apanhado (e não só em sentido figurado), ao longo de décadas, por pensar como penso e por defender o que defendo. É evidente que me custam muito mais as "agressões" que vêm de quem não sabe porque "agride", e o faz por preconceito de que não é culpado/a. Mas essas "agressões", se me magoam, mais justificação eforça me dão para continuar... Enquanto tiver forças.
E, sem me querer vangloriar, já algumas coisas tentei fazer pelo Olival, nomeadamente relativamente à defesa do património "igreja velha" e ao ambiente (até me lembro de um caule de um arbusto do Olival que teve honras de ir à Assembleia da República para mostrar os malefícios de uma certa poluição...). Mas essa estórias seriam para um dos vossos convívios e não para aqui, nem para o debate de domingo.

Saudações

Patanisca

Inicialmente este meu comentário era para ser muito breve, mas ao ler, agora mesmo, o desenvolvimento da polémica do ser político ou não ser político de ter títulos ou não ter títulos, do ser mais subtil ou menos subtil, que mais uma vez o Senhor Dr. Sérgio Ribeiro teima em alimentar e agora, de algum modo, secundado pelo seu candidato à Câmara, vejo-me obrigado a alongar-me um pouco mais.
Os textos que cada um escreveu estão aí e não deixam dar o dito por não dito. O Senhor Doutor Sérgio Ribeiro disse (e falava-se do candidato do PSD) que “os convidados têm o direito de aceitar ou não os convites”. De facto, a minha concepção é diferente. Expressei-a e reitero-a: um candidato, porque o é por sua livre vontade, não é livre de dizer não, quando, no caso em apreço, se pretende tão só que venha ao Olival dizer o que reserva a esta Freguesia. Olhe, vai desculpar-me, mas indiciará esta necessidade de vir à liça em defesa do Senhor Doutor Frazão algum resquício corporativista?
Quanto ao azedume, nem pouco mais ou menos, era o que me faltava andar aqui pelos cantos cheio de azia, não acha que era dar demasiada importância a uma situação corriqueira que a não merece? E preconceito? Também não, pois tenho a dizer-lhe que estou no ponto diametralmente oposto ao daqueles que julgam que os comunistas comem as criancinhas e matam os velhinhos. Por quem me toma e por quem se toma Senhor Dr?
Depois essa insistência em não querer que o considerem político e em não se assumir como tal, não a percebo, porque, como se costuma dizer, quem não deve não teme. Repare no seu candidato à Câmara. Ele sim, assume-se como político, quanto mais não seja como político amador, na expectativa de ganhar as eleições, julgo eu, tornando-se num político profissional, porque pela leitura do Jornal de Ourém (nº 46) tratar-se-á de um homem dotado de um grande brio profissional e razoável curriculo
Senhor candidato da CDU à Câmara, apraz-me constatar que é e já foi o que diz ser e ter sido: estudante-trabalhador, professor universitário em duas Universidades das mais prestigiadas deste País, professor na Freixianda, onde tem merecido o reconhecimento do seu mérito por parte dos seus pares, pelo trabalho aí desenvolvido, até ao malfadado dia em que chegou uma direcção externa imposta por Sócrates. Vai-me desculpar, mas esta parte está mal contada, a direcção só foi imposta, porque pura e simplesmente houve a recusa, segundo consta, em desencadear o processo para a implementação do novo regime de autonomia, administração e gestão das Escolas. Desde quando é que é lícito não cumprir a lei (Decreto-Lei nº 75/2008), só porque se discorda dela? Cheguei ao âmago da questão: Que importância tem isto para o seu programa global para o Concelho e parcelar para o Olival que espero conhecer no domingo? É que eu quero votar com convicção no próximo dia 11 de Outubro, e como não tenho preconceitos, não tenho o meu candidato pré-definido, e não é preciso que tenha sido isto ou aquilo, apenas exijo que queira servir e não servir-se.
E termino, mas confesso que fico um tanto ou quanto intrigado e perplexo, porque ainda há quem confunda uma patanisca com uma patareca = partes pudendas da mulher (Grande Dicionário da Língua Portuguesa, volume VIII, pag. 473)

Sérgio Ribeiro

Esta polémica teria, eventualmente, muito interesse noutro lugar e circunstância. Duas "mea culpa"; 1) por ser co-responsável por assim a termos encaminhado, 2) por, nesta azáfama, ter confundido patanisca com patareca, resultado de umas simpáticas "patarecas" que estão no blod castelovainu de onde vinha para aqui..., e muito sinceramente peço desculpas ao patanisca (de que até gosto... desde que tenham bacalhau!).
E encerro, do meu lado, e por agora, a polémica com duas observações que procuram esclarecer em definitivo a minha posição: 1)assumo-me totalmente como político, mas insisto que todos o somos enquanto cidadãos, e não sou nem nunca fui político profisional, pois sempre tive muita vida para além da estrita actividade política; 2) o dr. Frazão tem todo o direito em não aceitar este convite, considero É que não o devia ter feito pelas responsabilidades políticas que tem e por respeito por quem o convidou e por quem aceitou o convite (dir-lho-ei se/quando tiver oportunidade), e deve ser penalizado, politicamente, por assim ter feito.
Julgo ter sido claro.

Saudações, reiterandoo o pedido de desculpas ao interlocutor patanisco.

Anónimo

deliciei-me com esta picardia entre sérgio ribeiro e patanisca/patareca.

obs atenta

maria albertina

Já muito se opinou aqui sobre a decisão de V.F. não vir ao debate.

Este é mais um contributo.

Concordo que o MOIA tem o direito de convidar e que os convidados têm o direito de recusar, mas que isso tem repercussõse politicas, lá isso tem. Se deveriam vir? Claro que sim, porque isso os benefeciaria e porque os Olivalenses e o MOIA não merecem mesmos que isso.

Foi aqui dito que V.F. não aceitou o convite porque não se quer baixar ao nosso nível... talvez... mas penso que não é só.

Eles, os do poder, estão habituados a ditar as regras do jogo porque hão-de jogar e, por isso, não se sentem à vontade quando as regras se invertem.

Mas, na minha opinião, a razão principal porque não vêm é porque TÊM MEDO. Agora são eles que têm medo! Para mim, eles sabem que o patamar de exigência do povo do Olival se elevou, com o mérito do MOIA. Sabem que não nos contentamos com declarações de intenções, queremos respostas concretas. Queremos saber o que têm na manga para o Olival: O quê? Quando? Quem faz? Com? (à semelhança do que o MOIA fez no ùltimo debate) O que está nos cartazes nada significa para nós e penso que nem para eles. Aqueles tópicos podem dizer tudo, ou nada. Sinceramente, acho que eles não querem vir porque não têm respostas para nos dar. Além disso, poderiam ser confrontados com o que têm feito e com o que não têm feito pelo Olival, o que é uma desvantagem perante os outros convidados. É muito mais fácil fazer inaugurações, exibir obra feita, dançar com os supostos apoiantes e discursar sem interpelações embaraçosas (embora por trás se fique a "cortar na casaca"). Este é o seu jogo com as suas regras e a que estão habituados e que tem resultado. "Quem pensam eles que são para agora nos virem obrigar a mudar"?

maria albertina

Unknown

Cara patanisca, o que consta nem sempre é. Não houve recusa nenhuma, como diz. O cumprimento do DL 75 na parte do conselho geral transitório pressupõe que haja voluntários para o cumprir. São necessários 7 professores voluntários para formar uma lista que se apresentaria a eleições. Mas a lei não prescreve que são voluntários à força, e portanto...

O problema não está em ter cessado o mandato do Conselho Executivo, como decorre da lei. O problema está nas manobras partidárias que envolveram a escolha e nomeação de 3 pessoas alheias à escola. Quando na Secundária de Ourém se formou a Comissão Provisória também foram chamar 3 pessoas exteriores à escola? Não foram! E Na IV Conde de Ourém quando foram reformulados os agrupamentos, recorreram a pessoas exteriores para a Comissão Instaladora? Não. E na Freixianda chamaram 3 pessoas de fora porquê? Como represália? Como castigo? E foram 3 pessoas ligadas ao PS porquê? E porque é que desde Maio ainda não se deu cumprimento ao que falta cumprir? E aquela equipa de "estrangeiros" trouxe melhorias à escola, ou piorou as coisas?

Eu, enquanto "político-amador", o que rejeito é que as escolas passem a ser objecto de joguinhos partidários e pouso para boys que não deram provas de coisa nenhuma.

Se leu também o meu artigo desta semana no Notícias de Ourém, terá encontrado um pormenor paradigmático (entre vários outros que conhecemos lá na escola) que mostram até que ponto esta equipa, em vez de melhorar o funcionamento da escola, está a piorar as condições, com os piores horários que já se viram em 18 anos de actividade da escola, incluindo quando havia o dobro das turmas que tem actualmente. Mas se isto é a forma correcta de gerir os serviços públicos, então não há mais nada a argumentar.

Se quiser saber mais "casos" insólitos com esta nova direcção, tenho uma boa colecção. Em síntese, o número de ilegalidades já cometidas voluntariamente por esta equipa supera largamente o incumprimento (por falta de voluntários para o sacrifício) da eleição do Conselho Geral Transitório.

Só peço desculpa de ser tão extenso, mas não arranjei maneira de me explicar de outra forma.

Unknown

Quanto à parte do servir ou do servir-se, basta o meu currículo para dar resposta.

Se eu procurasse servir-me, estaria a fazer a corte aos poderosos para colher as migalhitas. Na minha escola andaria a bajular os ocupantes, em vez de denunciar os seus defeitos; no concelho, ter-me-ia deixado ficar no apoio ao PS, mesmo discordando, em vez de me juntar a um partido com muito menor expressão e com muito menos probabilidades de me arranjar um lugar num sítio qualquer. Ou, ainda mais eficaz, ter-me-ia juntado ao PSD, onde também tenho amigos que até acham um desperdício eu andar a gastar as minhas energias e o meu talento em outros partidos que não têm capacidade de me colocar em lugares de relevo.

Não procuro servir-me. E acho que a participação nestas "andanças" nunca deveria ser vista assim. Estou onde estou, porque acho que é a forma melhor de defender o que é melhor para todos.

Anónimo

enquanto lia as paginas dum "noticias local" fui ouvindo um megafone que teimava em se entranhar pelos meus ouvidos a dentro.

Tanto teimava que acabei por retirar esta frase: "venha ver com os seus olhos a forma como os vários candidatos tratam o povo da terra, uns criam um debate,os outros usam a inauguração e os dinheiros públicos para campanha eleitoral", mais coisa menos coisa.

Isto é profundo, muito mais que a forma desenfreada que o megafone debitava o seu som.

Interrompi a minha leitura e fiquei largos minutos a pensar no sentido mais lato destas palavras.

Convenceram-me Moianos, lá estarei no debate.

Observador atento

Moia

Hoje prevê-se um fim de tarde quente no Olival e um principio de noite escaldante.
E tempo pode estar frio, mas Frazão um pouco de paciência, que vale a pena ouvir os Dr. João Filipe Oliveira e Paulo Fonseca.

Pata Negra

 
Assalto ao Poleiro