quinta-feira, 10 de setembro de 2009

BORDALO PENSA...LOGO EXISTE!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Respondendo a Bordalo que questionou o seguinte:

- Gostaria de saber se em relação à reciclagem, tem algum projecto em mente?

-Primeiro gostaria de agradecer a sua participação e agora sim, responder à sua questão que realmente acho importante.

A reciclagem é um tema abrangente que engloba a recolha dos resíduos familiares, os ecopontos, a matéria vegetal das florestas e claro os resíduos industriais, esses bem mais complicados.

Em relação aos resíduos familiares e à sua recolha, analisaremos se a satisfação da população em geral é positiva e proporemos as alterações que acharmos necessárias aos canais legais.

Os ecopontos necessitam realmente de reforço, pois é evidente o insuficiente número de unidades, pelo menos no centro do Olival, bem junto da Junta com o excesso de material no exterior dos mesmos, ou então, uma melhor distribuição e a devida divulgação das suas localizações.

O Moia gostaria de levar a reciclagem para fora das habitações, para o espaço envolvente e futuramente para as suas matas. Começaremos por incentivar, publicitar e apoiar iniciativas que, como as que já existiram, de sistemas de compostagem familiares e depois pretendemos desenvolver um projecto com o uso de um triturador para os resíduos florestais. Este projecto ainda muito embrionário, necessita claramente da participação dos empresários do ramo para a sua sustentabilidade.

Em relação aos detritos industriais, existe a respectiva legislação e os meios de fiscalização, que esperamos, se cumpram.

Como vê, esta área também nos é querida, espero assim ter respondido á sua questão.

Saudações,

Pedro Oliveira

4 comentários:

joana silva

olá!

A questão da reciclagem podia ter sido colocada por mim, pois partilho a mesma preocupação que o Bordalo.

E gostei da vossa resposta e das vossas ideias. Mais uma vez mostraram que se movem por ideais, mas que têm os pés assentes na terra e por isso não prometem o infinito.

Mas gostaria de vos perguntar se não estão preocupados que outras candidaturas aproveitem as vossas ideias expressas através deste debate?

Na verdade, eu penso que eles estão preocupados em esconder as deles (supondo que as têm) e, talvez por isso, apresentem as suas propostas pouco explicitadas, por outro lado, quanto menos se explicarem menos se comprometem. No caso do PSD está é a estratégia assumida desde o topo, pois manuela ferreira leite disse, há uns tempos, que não queria revelar o seu programa antecipadamente, pois estaria a ajudar a oposição. Sinceramente, o que interessa mais, o partido, ou o interesse do povo? Se têm ideias boas, elas que venham, seja de quer que seja...

Voltando ao nosso Olival... Eu penso que se eles (principalmente quem está agora no poder) tiverem inteligência e humildade suficiente, não deverão menosprezar o conteúdo deste blog, porque pode ser uma ferramenta essencial para orientarem a sua estratégia. Está aqui material muito bom e expõe o que as pessoas realmente pensam. É que o anonimato, na minha opinião, pode ser é um meio de libertação. Neste caso pense que o é.
Joana Silva

catarina

a minha questão é a seguinte:

Como pensam resolver o problema do centro de saúde do Olival?

Penso que é consensual que é o problema mais premente para a população, no entanto, o actual Presidente da Junta têm alegado que não é um assunto da competência da Junta.
Catarina

Anónimo

Independentemente dos resultados eleitorais, espero contiunem com essa atitude em prol do Olival. Relativamente à reciclagem, peço-vos que continuem com o vosso esforço de sensibilização, mas também de reforço dos ecopontos, q por exemplo na aldeia onde cresci e aldeias contiguas, onde oficialmente resido, não existe qualquer ecoponto. No caso dos meus pais, por razões profissionais, produzem muito vidro eventualmente reciclável e até o separam. No entanto, acabam por colocar tudo no lixo indiferenciado para não ter de o levar de carro vários Km's. São opções, é claro, mas também os compreendo.
Bem hajam - Todos pela nossa terra!
Sérgio

Nádia

Boa Noite Moianos,

é com todo o gosto que venho aqui deixar umas palavrinhas. Ainda não tive essa oportunidade.
Desde já aproveito a oportunidade de elogiar a vossa iniciativa, pois é de louvar.
Como moradora da freguesia sou da opinião de que já estava na hora de mudar um pouco o rumo do Olival e mudar também a opinião dos seus habitantes. É de todo necessário pessoas com posição, com vontade e com muita força para avançar com um projecto desta envergadura.

Resolvi deixar um comentário neste espaço pois o ambiente e a reciclagem é um tema de muito interessa da minha parte (não tivesse eu um pouco ligada à natureza), acho fundamental que haja mais recursos na freguesia, só assim se consegue um ambiente mais limpo e uma melhor qualidade de vida. já para não falar de que a junta até poderia tirar proveito de alguns métodos de reciclagem para seu beneficio, e porque não com a ajuda de empresas da freguesia, a criação de um pequeno centro de compostagem para beneficio e uso da junta e quem sabe ganhar lucros com isso??

É de esperar que com mais recursos os olivalenses comecem a ser mais atentos aos problemas do meio ambiente, sendo este um tema que nos deve de preocupar.

Era só para deixar um pequeno contributo e o meu total apoio ao movimento,

com os melhores cumprimentos

 
Assalto ao Poleiro