sábado, 5 de setembro de 2009

OLIVAL AUTÁRQUICAS 2009 / PROGRAMAS ELEITORAIS

sábado, 5 de setembro de 2009
Segundo sugestão de alguns comentadores do nosso Blog, abre-se este espaço para debate através de comentários, sobre os Programas Eleitorais das várias candidaturas à Assembleia da Freguesia do Olival.

Assim, chegou-nos alguma informação, na forma de painéis enormes e cheios de qualidade gráfica, sobre os compromissos eleitorais de uma das candidaturas à Assembleia de Freguesia do Olival 2009

Lançamos assim, aqui, um espaço de análise, construtivo claro, com a respectiva moderação, para os nossos dignos comentadores.

O mesmo se repetirá com as restantes candidaturas.

Primeiro a localização e depois conteúdo:



















Esperamos pela vossa contribuição.

POR UM OLIVAL ACTIVO

15 comentários:

Observador Atento

Olá Bons dias,

Parece que terei de ser eu a iniciar o debate. Para começar só umas coisinhas que não entendo:

A situação do centro de Saúde não tem direito a nada? Estará realmente a situação de médico resolvida?

E estes apoios tão publicamente determinados à Igreja?

E o Saneamento Básico? Ainda não está para chegar e só assim se motiva o alcatroamento sem dó nem piedade.

Por agora me fico.

M.I.

... e eu acrescento:
- que tipo de competencias serão acrescentadas às Juntas?
- quais as medidas para impulsionar o desenvolvimento económico do Olival?
- quais as medidas para fixar e atrair população residente?
- em relação à demografia, baixa natalidade vs envelhecimento da população, será que pensaram sequer no assunto?
- em relação ao envelhecimento da população, o que se pensa fazer para melhorar a qualidade de vida dos mais velhos, o centro de dia e o lar é muito importante, mas pode-se fazer mais, podia dar exemplos, mas talvez o melhor seja mesmo perguntar aos interessados, como se lhes poderia facilitar a vida no seu dia-a-dia.

... podia continuar...
estas sugestões são também para o MOIA, alguns destes assuntos ainda não os vi contemplados nas suas propostas

Cumprimentos,
M.I.

O Pateta

Olá amigos,
Olho estes cartazes e sinto-me um tanto ou quanto revoltado, porque é o nosso dinheiro, o meu dinheiro, enquanto contribuinte, que aquelas duas veneráveis figuras utilizam para se exibirem, fazendo-me lembrar, não sei bem porquê, dois centuriões romanos.

Será que estou a ler bem? Amanhã irei aos locais onde se encontram os originais para me certificar, porque o que estou a ler, para mim, não faz sentido. Será meu o defeito? Quem me ajuda? Que compromisso será aquele de Capela da Conceição e Igreja Antiga? Estarão aqueles Senhores a comprometerem-se, entre si, que hão-de ir em romagem à dita Capela e Igreja Antiga? E aquela de + competências nas Juntas? Isto deve ser, como se costuma dizer, para encher chouriços ou, um bocadito pior, com papas e bolos se enganam os tolos ! Até parece que o Senhor José Maria não tem feito mais pelo Olival por falta de competências. Ou não terá sido por falta de competência? Aliás, aqueles senhores de ar austero sabem, como nós sabemos, que o artigo 66º da Lei que regula o funcionamento dos Órgãos dos Municípios e das Freguesias (Lei nº 169/99 de 18 de Setembro) prevê a possibilidade das Câmaras delegarem competências nas Freguesias. Portanto a papa está feita, esforço necessário, nenhum. É só seguir o que a lei prevê
Requalificação do parque escolar e das instalações desportivas, para quando e em que moldes? Também não custava muito dizer qualquer coisinha. É que nos meus arquivos, de há mais de dez anos, já consta tal promessa desta mesma força política.
Revisão do PDM é de lei. Ainda poderia fazer algum sentido, se projectassem no tempo curto a concretização deste desiderato, mas não. E Esta, a do Provedor do Munícipe, para mim, é a melhor. Qual o elemento da oligarquia Oureense que está a precisar de ocupação (tacho)?

Anónimo

...e será que falta criatividade aos nossos maiorais para que metade das propostas sejam iguais em todas as freguesias?
...e esse provedor, papel tão adequado a esse senhor acabadinho de se reformar com a dita vitalicia e continua a querer ficar no activo?
...e será o ponto + competencias uma excelente desculpa para tudo o que não foi feito?
...e deverá ser o património da igreja usado para campanha que tanta tinta tem feito correr no municipe?
...e será este "os nossos compromissos" algo mais que um atestado público à ignorancia do Olival?

Ass. Olival por um Binóculo

Cassandra

Em tempos de crise e em tempos que a necessidade de preservar o ambiente é uma prioridade, este tipo de cartazes constitui um atentado. Pelas suas desmesuradas dimensões, estes cartazes deixam esmagados, no pior sentido da palavra, todos aqueles que ao olharem para eles vêem ali um esbanjamento desnecessário de dinheiro. Não servem para esclarecer os eleitores, não veiculam ideias, por isso não cumprem qualquer função útil. Contribuem apenas para poluir visualmente o ambiente.
De facto, fazem parte de uma mega-operação de markting, como tantas outras, que visa promover figuras que, por si só, se pretendem impor ("Aqui estamos! Olhem para nós! Vejam como somos belos! Vejam como estamos bem vestidos e temos bom semblante!"...) porque em termos de ideias e de substância nada... Com efeito, nem sequer enunciam propósitos porque não esclarecem como terão lugar as iniciativas que referem de forma vaga, se é que de iniciativas podemos falar, quando falamos de pessoas sem iniciativa; de pessoas que no poder, já há tanto tempo, se mostraram incapazes de resolver questões e problemas fundamentais da freguesia e do concelho e que poderiam ter feito muito mais do que fizeram. Estes cartazes funcionam como a publicidade às guloseimas; uma publicidade que visa a todo custo chamar a atenção das crianças para as conquistar. Servem-se da imagem e do aspecto! Mas atenção, os olivalenses já cresceram, já não são ingénuos e querem mais... e, para além disso, sabem que os doces fazem mal à saúde e que o Olival, de anos a esta parte, não tem resposta para este problema (o da saúde), também por inoperância destas ilustres figuras...
Os olivalenses conhecem os senhores dos cartazes (PSD) de ginjeira e não acreditam na sua capacidade de cumprir os compromissos que assumem. De facto, não pode assumir compromissos quem não assume responsabilidades por aquilo que não fez e que poderia ter feito. Está definitivamente na hora de mudar, caso contrário teremos que esperar uma vez mais pelas véspera das próximas eleições para vermos estes senhores desesperados, numa azáfama, a fazer alguma coisa para iludir a sua falta de acção e, claro, tentarem ganhar uma vez mais...

alzira jazira

e já repararam na diferença de estilo nos cartazes das diferentes candidaturas?
na minha opinião:

CDS - cores discretas, mensagem vaga e difusa, não diz nada, não fico a conhecer as caras nem os nomes, também não conhecia antes (mas eu sou um pouco analfabeta politica)

PS: cores suaves, destaque para muitos rostos sorridentes e confiantes, discurso vago, com ênfase no social e nas vias rodoviárias. Só?

PSD - cores fortes, poucos rostos mas com porte altivo, tentando aparentar confiança e determinação. Discurso: quem sabia pouco antes dos cartazes também não fica a saber muito depois deles. Aquelas frases, suponho, que resumem a estratégia futura para a junta do Olival, certo? Mas... de onde caiu aquela da capela da Conceição? Isso não é coisa da igreja? (desculpem, mas eu percebo pouco disto)
E aquilo de + competências para as juntas? è certo que a palavra competências está na moda agora, fica sempre bem, soa a moderno e dá para tudo, talvez seja isso (na falta de ideias)!
E o parque escolar? Onde? Quando? quanto? quem paga? Como? (e muitos porquês posteriores)
E aquilo do provedor do município... será um fiscal do PSD (só pode ser, pois é ideia deles), para fiscalizar o próprio PSD? Ou será assim uma coisa tipo presidente da republica municipal, ou procurador publico... sei lá... seja o que for não me parece que venha melhorar a qualidade de quem seria suposto servir(os munícipes, creio eu). Mais cargos... hummm... cheira-me a mais tachos... mas eu não percebo muito destas coisas.
Se acrescentar algo à discussão publiquem, se não, não se dêem ao trabalho.

ALZIRA JAZIRA

JN

Será que nos cartazes do PSD Olival se enunciam compromissos ou aquilo que é referido é precisamente o que compromete esta gente?! Fico-me pela segunda hipótese...

gato escaldado

olá!
Nos cartazes o que me chama mais a atenção é a parte do parque escolar.
Será desta? É que eu ainda me lembro de, pouco antes das últimas eleições, ver ali no centro do Olival uns senhores ilustres (destacavam-se, pelo estilo via-se que não eram simples e genuinos olivalenses), que, segundo informações posteriores, vieram ver dessa coisa do parque escolar. Parece que até tinham ido ver o terreno para isso destinado.

Até hoje...nem a 1ª pedra! Por isso, não posso confiar que os mesmos agora o façam, ou será que sim? Estou disposto a ser convencido,mas por estes... é difícil. Lembram-se da história do pedro (outro pedro, claro) e do lobo?

assina: o gato escaldado

Anónimo

Sobre o parque escolar também gostava pereceber algumas coisas, à algum tempo saiu na imprensa local o programa de investimentos do concelho de ourem para a educação. e falava-se no valor de 9.000.000 de euros mas não no Olival, mais algum truque de manga? magia financeira, concerteza!

Apesar daquele aspecto confiante, altivo, vejo muito desespero nas suas acções!

O Olival merece mais, muito mais!

Ana Maria

jão silva

João silva
concordo com os comentários aqui expostos sobre os cartazes, especialmente do PSD.

Só tenho uma coisa a acrescentar: o tamanho deles impressiona (deve ser essa a intenção...), mas, para mim, ele é inversamente proporcional ao seu substrato.

cumprimentos,
João silva

Griiiiito de Ipiranga

"Contra ninguém, sim pelo Olval"

olá moianos!

Dirijo-me aos que estão no poleiro do Olival e de Ourém, também é um aviso para quem pretende a ele ascender.

Vou tentar tornar explicito um aspecto que vem sendo exposto implicitamente, não só neste blog como noutros meios.

Ex.mos senhores, já pensaram porque vos puseram e mantiveram no poleiro? Honestamente, acham que foi mesmo por mérito vosso? Especialmente, manterem-se lá, acham que foi conquista digna de verdadeira democracia?

Se assim pensam, julgo que estão enganados. Mas não devem estar, porque TÊM SABIDO JOGAR ESTE JOGO DO FAZ-DE-CONTA MUITO BEM.

Vocês fazem de conta que se interessam muito pelo povo e nós prestamos-vos vassalagem. Vocês sorriem, cumprimentam, fazem promessas individuais, discursam e aparecem confiantes... nós fazemos de conta que alinhamos.

A verdade? Da vossa parte só posso fazer suposições porque estou por fora. Da nossa?

O povo critica-vos, diz mal, escarnece nas vossas costas, porque não tem coragem para mais. Toda a gente tem algo a perder, por isso, é mais seguro, pelo menos, fazer parecer que estamos do lado dos ganhadores. Pode parecer hipocrisia, falsidade, eu acho que é uma estratégia de sobrevivência de quem vive com necessidade, vocês sabem e usam-no a vosso belo prazer.
Vocês têm o isco, nós a fome... e assim tem funcionado.

Podem crer, quando cumprimentam alguém que vos retribui sorridente, esse alguém, quase certo, é um destes. E já nem nos pesa na consciência, porque achamos que os políticos não merecem mais que isto. E porquê? Porque não somente discordamos da vossa política, mas, principalmente, porque nos sentimos dependentes, presos num circulo vicioso de que não conseguimos sair.

Às excepções eu chamo heróis ou loucos!
Griiiito de Ipiranga
Conitnua...

Griiiiito de Ipiranga

Continuação...
Mas as pessoas votam em e vocês ganham as eleições!

Se algum mérito tiveram nisso, foi conseguir da primeira vez convencer as pessoas das vossas boas e nobres intenções. Daí em diante só necessitaram de manter o doente ligado à máquina e alimentar o ciclo vicioso de dependência e jogar pelas regras do faz-de-conta.
O ciclo de dependência é mantido através de uma nuvem de MEDO que paira no ar. Toda a gente sabe do que eu estou a falar...
Quem não ouviu já: "cuidado com o que dizes, eles podem prejudicar-te" (parece que ainda estamos no antigo regime).
A esta dependência acresce a quantidade de pessoas que directa ou indirectamente dependem da câmara... (já repararam que são muitas?)
Depois, para fazermos a nossa vidinha, todos precisamos dos serviços da Junta e da Câmara, que deviam ser eficientes e céleres, se eles pensarem que estamos do lado deles, isso será mais provável que aconteça. O que devia ser um serviço por direito é, afinal, um favor, uma retribuição.

Digam-me, ISTO É VERDADEIRA DEMOCRACIA?

O que mais me pesa é saber que ISTO É UM MAL NACIONAL! O 25 de Abril afinal não aconteceu...

Para mim, isto é mais grave do que a tal falta de competência porque significa que nem sequer há verdadeira intenção de ser competente. Por outro lado, castra todo o potencial de uma comunidade, porque leva ao desanimo e à resignação.

BASTA, BASTA, BASTA....

Temos de acabar com isto, mas isoladamente não vamos lá. Por isso temos de nos unir: O MOIA é composto por um grupo desses heróis e/ou loucos que estão dispostos a dar a cara e o corpo por nós, nós só temos de os apoiar ou, pelo menos, votar neles. E se eles ficarem como os anteriores, podemos tirá-los de lá, antes que ganhem raízes como os actuais (não foi Churchil que disse que o poder corrompe?).

Isto é que é verdadeira democracia!

Aos senhores do poder, eu volto a perguntar: no vosso íntimo, sentem-se verdadeiramente realizados quando ganham eleições? Ou têm aquele sentimento, tão Português e mesquinho " estão a ver como fui mais esperto que o outro"?
Ex.mos senhores, estas são as minhas palavras, que serviram para expressar o que sinto e ouço à minha volta. E não é uma minoria!

Percebam de uma vez que este surgimento de movimentos independentes (mesmo que pseudo) significa que as pessoas estão a ficar com a sensação de que têm pouco a perder e a ganhar coragem para mudar toda esta situação. Mesmo assim ainda é possível que não haja mudança, depende, essencialmente, da capacidade da oposição convencer as pessoas que são alternativa credível, caso contrário, o poder, mesmo podre permanecerá, até quando?

Aos moianos, peço desculpa por me alongar no desabafo, mas ainda havia mais a dizer. Quem tem coragem de acrescentar?

Anónimo

Observador Atento

Meus senhores descobri este fim de semana que afinal o Olival é muito importante para o Municipio, é que cabeças de lista para Ourém passearam todo o fim de semana pela festa do Olival.

Assim confirma-se tanta dedicação religiosa no seu programa eleitoral, bem a alguns, a antiga igreja é filha e o salão paroquial tem sido enteado, pelo menos até à pouco tempo.

Falta mensmo é saber o programa dos senhores do PS para saber se estão em sintonia religiosa?

Esperamos para ver, peço desculpa, pagamos para ver!

ps: para que se saiba, a festa esteve um espectáculo!

M.S.P

Bem, estes senhores impressionam-me cada vez mais -.-*

1º- ha tanto tempo que os senhores do PSD estao 'no poder' e só ha bem pouco tempo (bem à porta das eleições) é que se fez luz nas suas mentes, de requalificar o cemitério da nossa freguesia, bem como alcatroar algumas estradas, etc. Porqué? Porque se lembraram que precisam de votos para là continuarem.

No meu ver, estamos mais perante INTERESSES PRÓPRIOS do que preocupados com o embelezamento e desenvolvimento da nossa freguesia.

2º- Estes cartazes, onde segundo consta, estes senhores se comprometem:
-> Capela da Nª Sª da Conçeição;
-> Igreja antiga do Olival

Porqué estes dois 'pontos' caros MOIANOS?! Talvez porque estes dois pontos se dirigem mais à populção idosa e por conseguinte a mais votos, visto que a nossa freguesia é composta por mais populção idosa do que jovem e meia-idade.

É por causa destes e de outros, que o nosso país está como está, que a nossa freguesia se considera das freguesias menos desenolvidas do nosso concelho. Pomessas para qué??? Para isto?

Votem MOIA para que possamos fazer mais e melhor pela nossa freguesia, para crescermos e mostrarmos que o Olival também tem condições para ser uma 'grande' freguesia e um exemplo de como nada é impossível e que a união faz a força!

Anti Dinausssauros

Cá para mim, a informação está a sair a conta-gotas à espera do programa do MOIA e depois vão lançando mais umas frases curtas para para espalhar magia pelo ar, assim com umas coisas fora de contexto como:

Capela da Conceição
Antiga Igreja
+ competencias

Será que + competencias significa que não defenderam os interesses do Olival por falta de competencias ou por que as não conhecem? A lei existe e está lá tudo, bem escarrapachados!

Força MOIA, vocês marcam a diferença!

 
Assalto ao Poleiro