terça-feira, 1 de setembro de 2009

DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS

terça-feira, 1 de setembro de 2009
Numa das muitas reuniões MOIA, aclarou-se na mente dos seus mentores, a necessidade da população da Freguesia do Olival conhecer a conduta do Presidente da Junta do Olival, sendo este “MOIA”.

Este texto demonstra bem a postura do MOIA, que sem medo, vai avançando na sua mensagem positiva, criando compromissos, definindo critérios, estabelecendo metas e evoluindo no sentido de uma gestão transparente.

Ora veja:

DECLARAÇÃO DE PRINCIPIOS DA JUNTA DE FREGUESIA

Título de estilo empolado e, ao mesmo tempo, demasiado abreviado para a importância atribuída ao trabalho do executivo de uma Junta. É meu desejo que este texto sirva para elucidar, informar e lembrar as verdadeiras competências do Presidente na Junta de Freguesia.

É importante sublinhar que numa freguesia é a Assembleia que realmente representa os eleitores e os habitantes da mesma, estando neste órgão incluído o executivo da Junta representado pelo Presidente, o único directamente eleito pela contagem de votos, e mais dois vogais, já estes eleitos pela própria Assembleia.

Mas o que importa aqui referir, é que estes dois órgãos se complementam, com competências distintas, conforme consta na Lei das Competências da Junta de Freguesia. Embora não possa determinar o desempenho dos representantes da Assembleia, já em relação à conduta do Presidente da Junta, afirmo ser minha obrigação, informar a população dos princípios que serão adoptados pelo Presidente da Junta eleito pelo Movimento Pr’Olival Independente e Activo:

· 1º Principio – O Presidente, eleito pelo “MOIA”, assumirá o cargo, como Presidente de todos os Olivalenses, com o devido afastamento de ideologias, status ou outros elementos discriminatórios.

· 2º Principio – As 31 aldeias, que constituem a Freguesia do Olival, merecem o mesmo tratamento e serão factor preponderante na relação com o executivo, assumindo-se este como um prestador de serviços ao dispor da comunidade

· 3º Principio - O executivo compromete-se a auscultar as necessidades de todas as aldeias, ruas ou becos, definindo critérios, devidamente publicitados, para avaliar a gravidade dos problemas e definir prioridades para as soluções dos mesmos.

· 4º Principio – A relação entre o executivo e as associações, grupos de cidadãos, existentes ou que se venham a formar, será imparcial, baseada em normas de conduta, definidas através da participação de todos, às quais será dada a necessária publicidade.

· 5ºPrincipio - O executivo “MOIA” compromete-se a consultar a população nas decisões mais importantes, através de debates e ou referendos, sempre no cumprimento da legislação que regula estas matérias.

· 6º Principio – A oposição será sempre ouvida, procurando este executivo consensos, não se limitando à solução fácil de atingir apenas a maioria.

· 7º Principio – As ideias e projectos apresentados pela oposição serão analisados com a mesma seriedade que os próprios.

· 8º Principio – A gestão será transparente, sendo a população permanentemente informada, através de um boletim informativo mensal, onde se divulgará tudo o que seja do seu interesse, nomeadamente verbas, projectos, orçamentos, património, subsídios, etc.

· 9º Principio – A Lei das Competências da Junta da Freguesia será o documento em que sempre nos apoiaremos para nos dirigirmos aos outros órgãos autárquicos e da administração em geral.

· 10º Principio – O bom senso norteará a conduta do Executivo da Junta de Freguesia em toda a sua actuação, com especial atenção à gestão do social, tantas vezes esquecido e outras tantas subjugado a interesses de terceiros.

Não sendo um programa eleitoral, é um compromisso de conduta, é informar-vos do que vos espera, é alertar-vos que se concordarem com estes princípios, se quiserem ver estes princípios implementados na Nossa Freguesia, o próximo passo será vosso, no dia 11 de Outubro, através do vosso voto no “MOIA”.

A sua participação na votação, além de dever cívico, deve ser assumida como o seu primeiro passo para mudança do Olival.

Da mesma forma como participa entusiasticamente nas actividades de uma qualquer colectividade da Freguesia, do seu bairro ou rua, assim gostaríamos que participasse neste acto eleitoral.

Definitivamente, “A FREGUESIA DO OLIVAL A TODOS OS OLIVALENSES.”

Pedro M. H. F. Oliveira


CONTRA NINGUÉM. SIM, PELO OLIVAL

22 comentários:

R. Galamba

Sim senhor!

Uma declaração de princípios...

Gostaria que a população, em geral, tivesse conhecimento disto.

Moia

Caro R.Galamba, este documento chegará, ainda esta semana, aos habitantes da Freguesia do olival.

Esta declaração é o pilar base de uma futura gestão Moia, é a voz em unissono dos Moianos, que iniciaram este projecto, mas que sabemos ser também, a voz de todos os insatisfeitos avidos de mudança, tranparencia, igualdade de tratamento,dialogo e consulta.

Pedro Oliveira

M.S.P

Moianos e restantes habitantes olivalienses.

Aqui está uma boa declaração de príncipios, príncipios esses que permitiram um desenvolvimento activo e progressivo da nossa freguesia. Esta base permite a clareza,a actvidade e o progresso para uma freguesia exemplar, harmoniosa e unida, evitando desta forma revoltas e interesses próprios como se tem verificado ao longo destes anos...

Este movimento independente e activo parece-me uma boa aposta para um Olival mais activo, mais "aberto" às necessidades dos seus habitantes assim como, o seu progresso e desenvolvimento para um futuro próximo.

Anónimo

Ana Maria.

Pois concerteza, quando ouvimos contar que uma pessoa ao confrontar um senhor desta junta sobre uma decisão de caracter obscuro (alcatrão), lhe reponde:

- CONTINUA A PEDIR, QUE O OUTRO JÁ PEDE À NOVE ANOS!

Meus senhores, eu não quero isto para o Olival e vocês?

Moia

Olá bom dia, gostaria de esclarecer que comentários anónimos não serão publicados.

Foi um critério estabalecido na criação deste blog que pretendemos manter.

O Administrador

MANEL REPOLHO

ora bons dias, vim agora da lavoura e desde que o mê mai novo me ensino a mecher co esta maquina, venho aqi ao vosso bulogue todo o santo dia.

Ora ê nunca votê, mas isso era porqe o zé maria nao tinha bulogues, e os outros maganos adversarios tamem nao.

MAS VOCES TEM UM BULOGUE, que é uma coisa jeitosa pagente saber das bossas intencoes. Se o meu genro tibesse um bulogue pa eu saber as intencoes dele ca minha filha, nao a tinha deixado casar.

Isto é modos qe uma comparacao, nao sê se ja tinham apercebido. MAS Ê COISTO QERO DEZER QUE E PRECISO INFROMAR AS GENTES DAQI DA TERRA

OBRIGADOS PLAS ATENCOES

Anónimo

Ola, Bons dias.

Os textos estão a ficar muito compridos, tipo muita parra pouca uva. Mas não é o caso deste, por sinal, bem sumarento.

Se compararem o que o Moia se propõe e o que a actual junta tem praticado, a diferença é de bradar aos céus.

Esta declaração soa-me a escritura fundamental do Moia e a sua apresentação neste momento, é deitar o baralho de cartas todo na mesa, sem nada na manga.

Muito profundo, o Moia passo a passo, surpresa a surpresa, segue o seu caminho cada vez mais consistente.

Agora falta o programa eleitoral, o que virá por aí?

o observador atento

Anónimo

PAULO JORGE

Vim visitar o blogue, depois de receber em casa o novo panfleto, e queria apenas dizer que se tinha algumas dúvidas sobre Moia, elas desapareceram.

Este papel representa algo que nunca foi feito no olival, na outras terras não sei. A coragem dum movimento, que se pensava a andar ao sabor das outras candidaturas e são eles os que mais informação dão às pessoas e informação que importa Às pessoas.

Só posso dizer que para mim, estão muita à frente.

Estão no bom caminho.

O Vento do Lado de Ourém

Olá!
Para responder ao Paulo Jorge, digo que até tenho medo pelo o facto de o MOIA estar tão à frente, que o povo do Olival não esteja preparado para esta nova postura em relação às autarquias.

Espero que esteja, mas se não estiver vai reflectir-se no resultado do dia 11 de Outubro.

Eu espero sinceramente que o MOIA ganhe, mas se não ganhar, vale pelo abanão que já deram a quem estava comodamente instalado na cadeira do poder.

Dizem as más línguas, e vieram lá de dentro, bem de dentro do centro nevrálgico, que anda por lá muito nervosismo.

Fala-se também em diarreia, mas não sei se terá qualquer conotação maldosa com um episódio sórdido passado há algum tempo e que não tem, definitivamente, nada a haver com o aspecto limpinho e aprumado do cartaz na rotunda da oliveira.

Com esta me fico.

Vocês costumam dizer que "está o vento do lado de Ourém, não se houve cá ninguém", mas fiquem lá sabendo que o vento sabe muito e não diz tudo o que sabe...

Anónimo

Olá a todos.
Se estão muito à frente ou não?como dizem os comentadores atrás, eu acho que no dia 11 nós veremos, espero que para essa altura estejam então à frente, mas volto outra vez a reafirmar que é preciso muita divulgação, porque como o Manel repolho, há por ai muita gente a quem o mai novo não ensina a mexer nesta máquina.
Até em conversa com muito boa gente que sabe mexer na máquina, desconhecem o assalto ao poleiro, e do MOIA sabem muito pouco, e olhem que eu sei o que digo, em conversa de café tenho me apercebido que este veiculo de informação, que eu acho com muito potencial, não chega onde todos gostaríamos.
Só gostaria também referir que constatei que o nervosismo está instalado,
Saudações a todos os MOIANOS até outro dia.


José F.

cusquice

oi, vento de ourém, também tenho a dúvida se o MOIA não estará muito à frente... sabemos que o poder actual está adaptado ao povo que o têm elegido. A sua estratégia tem resultado... a seu favor! Talvez a maioria do povo não esteja ainda preparada para mudança, mas quem sabe!
Quanto ao que sabes... podes dizer mais um bocadinho? deixaste-me com água na boca...

bisbilhoteira

provocador

será que os criativos e sumarentos textos deixados na nossa caixa do correio conseguem competir com os imponentes (e dispendiosos) cartazes pagos com o nosso dinheirinho?


provocador

Anónimo

Observador Atento

Ó provocador, esses sim, parecem-me muita parra pouca uva, e metade da mensagem deles é igual aos outros das outras freguesias.

Serão as necessidades as mesmas em todas as todas as Freguesias?

Por este andar seremos todos cordeirinhos guiados por um pastor supremo! E a individualidade de cada terra?

Os problemas mais graves do olival foram postos na gaveta, como se já estivessem resolvidos, os médicos,a farmacia,os esgotos, querem mais?

Força Moia, que este pessoal está facilitar-vos a vida, a chamar ignorante o povo do Olival.

A vossa mensagem está lentamente, mas está a chegar à população.

ALLEZ,ALLEZ MOIAA!

Guardião do Templo

Parabéns Moianos, e não Moi(c)anos
À medida que o tempo passa o vosso grupo vai sendo mais convincente, a ponto de cada vez mais pessoas se interrogarem se não valerá a pena mudar de Junta. É bom prenúncio! Continuem e dêem-se a conhecer, vão até às pessoas, de porta em porta se necessário for. Vocês, segundo me foi relatado na minha última passagem pelo Olival, dispõem de uma equipa de luxo. Não tenho o prazer de conhecer nenhum elemento. Mas falaram-me de um Pedro, líder nato e com provas dadas na gestão do Clube, por exemplo, de um Esteves, dinâmico, sempre pronto a ajudar e com grande capacidade de trabalho e, por fim, de uma Senhora Margarida, por todos admirada pela sua educação e simpatia, empresária e competente gestora da indústria cerâmica.
Exponham as vossas ideias, como têm vindo a fazer, e marquem a diferença em relação à Junta actual que tem dado mostras de não ser capaz de resolver os grandes problemas do Olival, com destaque e como exemplo o problema da falta de médicos. Sou um dos queixosos indirectos, porque há muitos anos que sempre que os meus pais precisam de médico, lá vou eu buscá-los, com os inconvenientes inerentes a uma viagem de mais de uma centena de quilómetros. Porém, do mal o menos, porque pior estão aqueles que não têm alternativa para este problema que os afecta há tantos anos, sujeitos ao espectáculo degradante de terem de mendigar uma consulta médica, sob o alheamento total do Senhor Presidente da Junta que só tem sabido dizer que o assunto não é da sua competência. Convosco o problema vai ser resolvido rapidamente e, pelo que já deu para se ver, nunca invocarão falta de competência para fugir às responsabilidades.
Obrigado, por se terem interessado pelo nosso Olival !

Anónimo

Olá de novo.

Queria voltar aos cartazes que agora vão nascendo quase todos os dias, em particular o dos Senhores da junta, junto ao seu edificio.

Queria alertar o Sr. Esteves, pode sair da Comissão da Capela da Conceição que estes senhores propõem-se a investir o nosso dinheiro na sua(deles)Capela e também na antiga igreja do olival.

Tudo projectos prioritários, mais importantes que o Salão Paroquial( já que querem tanto investir no património eclesiastico)e que poderia servir os miúdos da catequese.

Bem, talvez devesse haver algum moiano na comissão da igreja do olival.

E já agora que estão a sair os programas eleitorais, o administrador moiano não gostaria de criar um espaço de debate sobre esses porgramas e do moia claro?

Por ora é só.

Observador Atento

Moia

Caro Observador Atento, essa idéia para o blog está na calha mas falta consenso para a sua apresentação.

Façamos o seguinte: nas proximas 24 h contaremos os comentários a favor ou não desse espaço, nenhum comentário é considerado como desinteresse do mesmo.

Está lançado o desafio.

O Administrador

Anónimo

...a democracia em funcionamento, eu sou a favor!

Também gosto de desafios.

Observador Atento.

Anónimo

Paulo Jorge

Concordo com o observador, a discussão é precisa e deverá ser bem vinda, mas construtiva.

Anónimo

Tiago.

Olá, pela primeira vez que venho ao blog encontro logo um desafio que não resisto.

Sei que vou ter de perder uma horita para ler todas as noticias do assalto, mas o que li gostei muito.

GANDA NOIA.

Voto a favor desse espaço de debate, sim senhor!

Ildefonso Maria Frazão

Vamos lá ao debate!

Queria avisar que a saúde não foi descurada. O actual presidente da junta foi esta semana ao centro de saúde do Olival e pagou a taxa moderadora de toda a gente. Eu acho que estiveram a ver, lá do primeiro andar, se a maior parte dos utentes era isento de pagar taxa...

Onde chega o desespero! Está a atingir o ridículo.

Estão a chamar parvos aos olivalenses. Espero que esta caminhada de 35 anos após o 25 de Abril tenha pelo menos ajudado o pessoal a abrir um bocadinho os olhos.

Concordo que o comentador que disse que o Esteves deverá deixar a Capela da Conceição. Nem o Martim Enes Bucifal conseguiu impôr-se. Perdeu o título de ter fundado o Olival e construído a Igreja para Z.M. e V.F.

Já não sabem o que fazem nem o que dizem, deixando várias brechas para os outros entrarem.

Allez, allez Moia! É a vossa vez

Caros O.

Carlos

Parabéns Moia, esta declaração de principios está a fazer moça nas pessoas do Olival e o desespero do ZM aumenta a olhos vistos com o povo a reclamar das obras apressadas.

Todos os dias se ouvem histórias desses senhores, caricatas e nada justas para o povo.

E quanto ao debate, venha ele!

Anónimo

Ana Maria

Também sou de acordo com o debate, pois foi proposto pelos comentadores, o que iliba o administrador e o vosso receio de sair da vossa mensagem positiva.

Vamos embora, como por aí se diz:

ALLEZ, ALLEZ MOIA!

 
Assalto ao Poleiro