segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DEBATE “OLIVAL E O MOIA”…JÁ ERA! II.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Mais importante que nós descrevermos a noite do debate na primeira pessoa, é mesmo alguém o fazer por nós. Retirado do blog “Castelo vai nu”:

Moer, i
Por Sérgio Faria em setembro 14, 2009 7:16 PM
Conforme agendado, aconteceu na noite de sábado a apresentação do programa do moia - movimento pr'Olival independente e activo, apresentação seguida de debate. Bastantes pessoas estiveram presentes, sinal de que o moia, para além de ser um movimento que mexe, tem capacidade de mobilização e de suscitar o envolvimento cívico das gentes do Olival. Capacidade que, pelo que ficou patente, não depende de factores extra-políticos - não havia banda ou vedeta da televisão para abrilhantar musicalmente o encontro, assim como não havia porco no espeto, a rodar e a ser retalhado para caber dentro do pão, e bebidas à descrição, chamarizes usados recorrentemente em ocasiões do género. As pessoas da assistência estiveram presentes sobretudo em razão da sua curiosidade e do seu interesse em relação às propostas do moia.
Na circunstância foi possível perceber que o movimento é a expressão de uma energia latente, que transcende os limites políticos convencionais e tradicionais, confirmando o discurso que vem sendo produzido e exposto no blog do moia. E embora tenha sido constituída uma lista de cidadãos eleitores com o objectivo de servir uma candidatura à assembleia de freguesia do Olival, o movimento dá sinais de ir ganhando consistência e um alcance não estritamente político, constituindo-se como movimento cívico, para durar e continuar a intervir para além da data das eleições. Prova disto é o facto de terem sido apresentados vários projectos que o moia pretende concretizar mesmo que os resultados eleitorais não garantam as condições para o fazer com o suporte dos órgãos da freguesia. Marcas de independência e de activismo maiores não há.
A título ilustrativo, merece referência a intenção de criar uma «academia de estudos», orientada para prestar apoio às crianças e aos jovens da freguesia fora do tempo lectivo, de modo a contribuir para que os alunos sejam mais autónomos no âmbito da sua aprendizagem e, por essa via, consigam melhorar as suas competências e os seus resultados escolares. Para o efeito, está a ser constituída uma bolsa de professores que cubra um leque alargado de áreas disciplinares e de níveis de ensino, para, em regime de voluntariado e gratuitamente, ser feito o acompanhamento dos alunos referido.
Uma nota final. O moia tem liderança. Mas não tem um líder tipo caudilho, soba ou maioral. Não por acaso a apresentação do programa do moia foi conduzida pelo candidato a presidente da junta de freguesia do Olival, mas outras pessoas fizeram a exposição e a justificação, expondo motivos e fundamentos, de algumas propostas específicas. O que significa que, para além da partilha de um conjunto de princípios e orientações fundamentais - assentes numa cultura de serviço público, de cumprimento de regras, de tratamento igual de pessoas e casos e de transparência -, é a disponibilidade e a complementaridade das pessoas envolvidas no moia que faz a unidade do movimento. Várias vozes para um objectivo comum e um projecto integrado. Percebe-se que, por tudo isto, seja um movimento contra ninguém. E pr'Olival.

…Sem palavras, claro!

POR UM OLIVAL ACTIVO

8 comentários:

Anónimo

Observador Atento

Inpressionou-me o silêncio, a atenção que as pessoas dedicaram a ouvir aquele rol de iniciativas.

Eu gostei...

Cátia

Bem!... Mais uma brilhante análise de Sérgio Faria, consubstanciada num não menos brilhante texto. Mais palavras para quê?... É a essencia do Moia captada por um olhar completamente insuspeito e muito perspicaz!

comentador amador

olá moianos!

Gostaria de também fazer o meu modesto comentário ao debate.

Gostei muito!

Fiquei convencido de que são uma verdadeira e credível alternativa!

PONTOS FORTES:
Um programa concretizável a pensar no povo do Olival; ênfase na singularidade e prosperidade do olival; alteração da relação da junta com o eleitorado; projectos muito interessantes; uma equipa competente, empenhada e motivada; Comodidade para quem assistiu; adesão do público; atenção do público; velhoses e café...

PONTOS ALTOS:
Intervenções da drª Fernanda; indignação do Esteves; intervenções dos responsáveis pelos projectos; Saúl ao dizer " tenho todo o tempo para dedicar ao povo da freguesia do olival"...

PONTOS A MELHORAR:
- tornar a mensagem mais concisa; - partilhar a exposição da mensagem entre os elementos da equipa ;
- encontrar estratégias para levar o público a participar no debate;

Estou convosco, espero ter ajudado a melhorarem,mas como iniciados nestas andanças conseguem já fazer melhor que os veteranos, especialmente no estilo, inovação e motivação.

Parabéns!
Comentador amador

Anónimo

Caro Comentador amador, ponto alto também a descrição realista do olival real, apresentado pelo Pedro

Pedro

comentador amador

olá pedro!

Antes de mais MUITOS PARABÉNS pelo debate, que foi muito interessante e esclarecedor, como já tinha dito, mas também pela forma como tens liderado o Movimento, que tem vindo a ganhar consistência e protagonismo.

Concordo contigo que a descrição real do olival foi muito interessante, só não a incluí nos pontos fortes porque contribuiu para alongar a exposição. Deves ter reparado que as pessoas nessa altura estavam já cansadas (mas atentas). Mas claro que isso em nada diminui a relevância do texto, acho mesmo muito interessante.
Comentador amador

Anónimo

Caro Comentador,

Sou Pedro mas não o Oliveira que lidera o Moia e admiro a sua coragem para dar a cara por este projecto.

Pedro

Pedro Oliveira

Obrigado Pedro,

Seria de muito mau tom puxar a sardinha para a minha brasa de forma tão descarada

Pedro Oliveira

comentador amador

também estranhei essa atitude no pedro oliveira e, na verdade, fiquei um pouco decepcionado, ainda bem que foi outro pedro, que não estava a puxar a brasa à sua sardinha.
Então devemos esperar que o pedro oliveira assine sempre pedro oliveira, certo? porque pedros há muitos....
comentador amador

 
Assalto ao Poleiro