sábado, 29 de agosto de 2009

DEBATE “OLIVAL E OS CANDIDATOS MUNICIPAIS”

sábado, 29 de agosto de 2009
Ainda o Debate com os Candidatos Municipais, agora a apresentação, via internet, blog e emails, às Candidaturas e aos meios de imprensa local e regional, de toda a estrutura programada para o dito cujo:

DEBATE “OLIVAL E OS CANDIDATOS MUNICIPAIS”

12/SETEMBRO/2009

Conforme consta do convite endereçado a Vossas Excelências, realizar-se-á no próximo dia 20 de Setembro o debate «Olival e os Candidatos Municipais», patrocinado pelo Movimento Pro’Olival Independente e Activo (MOIA), grupo independente de cidadãos, concorrente à Assembleia da Junta de Freguesia do Olival.

Certo do seu interesse em participar no mesmo e em esclarecer devidamente a população Olivalense do conteúdo do seu programa eleitoral e das propostas concretas que tem para esta freguesia, vêm os organizadores do debate clarificar as linhas orientadoras que presidirão à sua realização e prestar um conjunto de informações passíveis de serem consideradas pertinentes por vossas excelências.

Assim:

1. Local e Horário do Evento

Este debate terá lugar no dia 20 de Setembro de 2009, pelas 20h30m, na Praça António Dias, na sede de freguesia do Olival ou, em alternativa, caso as condições climatéricas não o permitam, em Aldeia Nova, em espaço fechado já garantido.

2. Participantes

No debate participarão, os ilustres candidatos à Presidência da Câmara Municipal de Ourém e um Moderador.

3. Moderação

A moderação do debate estará a cargo de Maria Fernanda Matias dos Santos Bento, professora do Ensino Secundário de Biologia/Geologia e mandatária do MOIA.

O Moderador tem por função manter a ordem, garantir o respeito dos tempos e o bom cumprimento das regras.

4. Assembleia
Poderá assistir ao debate toda a população interessada no conteúdo do mesmo.

5. Cobertura da Iniciativa

Foram convidados para fazer a cobertura do debate os órgãos de comunicação locais e regionais, a seguir mencionados:

· Diário de Leiria
· Jornal de Ourém
· Jornal O Templário
· Notícias de Fátima
· Notícias de Ourém
· O Mirante
· Região de Leiria
· Rádio ABC
· Tv Fátima

6. Regras de Procedimento

As regras abaixo enunciadas, que se observarão escrupulosamente, são essenciais para garantir a rigidez da estrutura do debate, sem a qual as discussões poderiam, eventualmente, descambar para um «vale-tudo» opinativo e, assim, comprometer a consecução daquilo que se pretende com a promoção desta iniciativa: o esclarecimento da população Olivalense sobre as várias propostas político-partidárias para o concelho de Ourém e para a freguesia do Olival.

6.1. Áreas temáticos a serem abordados no debate e seu alinhamento

1ª Parte

- Saúde. Situação e funcionamento do posto de Saúde do Olival.

- Educação. Parque Escolar.

-Infra-estruturas para o Olival enquanto Vila.

-Plano de Desenvolvimento para a Freguesia /Olival.

2ª Parte

- Considerações Finais. Tema livre.


6.2. Alinhamento dos Candidatos para resposta aos temas a abordar

A ordem da intervenção de cada Candidato será definida em sorteio a ser realizado na sua presença. Esse sorteio terá lugar pelas 20h20m, dez minutos antes do início do debate.

6.3. Regra geral do tempo

Para abordar os temas lançados e responder às questões que lhe forem colocadas, cada Candidato disporá de 4 minutos. O Candidato será avisado aos 3,30 minutos do correr do tempo e será interrompido logo que o seu discurso perfaça o tempo estabelecido. Este sistema será apoiado por cronómetro, dentro do campo de visão dos candidatos.

6.4. Interrupções

Todo o Candidato na posse da palavra só pode ser interrompido por um Candidato adversário no caso de este pretender solicitar um PONTO DE INFORMAÇÃO.

6.4.1. Ponto de Informação

Este tipo de interrupção deve ser usado para clarificar ou questionar pontos de informação adiantados pelo Candidato na posse da palavra. Não serve para exprimir opinião. Tem duração máxima de 15 segundos.

7. Estrutura do debate

Primeira parte

Cada candidato fará uma exposição de 4 minutos a respeito de seus planos de trabalho e em cada uma das áreas de intervenção já mencionadas.
A ordem de exposição obedecerá à ordem do sorteio e portanto será, no primeiro tema a abordar:

- Primeiro sorteado
- Segundo sorteado
- Terceiro sorteado
- Quarto sorteado

No segundo tema:

- Segundo sorteado
- Terceiro sorteado
- Quarto sorteado
- Primeiro sorteado
E assim sucessivamente.

Segunda Parte

O moderador concederá a palavra aos candidatos, seguindo a ordem de exposição, ou seja, 1º sorteado, 2º sorteado, 3º sorteado e 4º sorteado, para estes fazerem as suas considerações finais, sendo destinado a cada candidato o tempo máximo de 5 minutos.

Esperamos assim, proporcionar todas as condições para todos os candidatos e as suas candidaturas.

POR UM OLIVAL ACTIVO.

0 comentários:

 
Assalto ao Poleiro