sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CONVITES - 4 | PRESENÇAS - 1

sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Como é de conhecimento público, o Moia enviou convites para o debate “Olival e os Candidatos Municipais” aos 4 Cabeças de lista Municipais. Já recebemos resposta positiva de uma das candidaturas, através do nosso e-mail e que tomamos a liberdade de reproduzir:

“Caros candidatos,

Chegou-me às mãos o vosso convite para participar no debate "Olival e os Candidatos Municipais" do dia 20 de Setembro. Terei muito gosto em estar presente. Mas se de todo não for possível, estou certo de que estará alguém a representar a candidatura de que sou cabeça de lista.

Agradecia que logo que possível indicassem a hora.

Cordiais cumprimentos,


João Filipe Oliveira”

Aplaudimos veemente e esperamos ansiosamente pelas respostas das outras candidaturas, de forma a empatar o título pouco honroso deste artigo.

Claro que daremos noticias…

POR UM OLIVAL ACTIVO

9 comentários:

Anónimo

Olá, com que então, o resultado pretendido é 4-4.

Não me parece de todo possivel, há um senhor que se escusa ao confronto directo, apesar do seu aspecto possante.

Mas o Moia é persistente, pior que as caraças, chatos e outras pragas, ehehehe...deve andar por muita comichão.

o observador atento volta amanha...

O Vento do Lado de Ourém

Olá Moianos

Fiquei contente de saber que já têm um candidato que se disponibilizou a vir ao debate.

Mas lá do sítio de onde eu venho ouvi dizer que há outro candidato disposto a vir e que, inclusivamente, já tem no seu programa eleitoral alguns projectos que irão beneficiar o Olival.

Vocês parecem "perdigueiros" a levantar caça da grossa. Desculpem a comparação. Mas, de mansinho, sem ofender, vão confrontando a população que, pelos vistos, já se está a aperceber que afinal de contas também merecem ser tratados como pessoas do século XXI.

Robim dos Bosques

Dirijo-me aos promotores deste movimento "Moia" e leitores todos os leitores atentos para expressar o meu apreço por esta "muito mais que" louvável iniciativa. Seria salutar que todos os candidatos à assembleia municipal participassem neste debate, e permito-me acrescentar: Quem não aceitar tal debate será por falta de ideias para o concelho ou qui ça por ter o rabinho preso algures! Coragem é o que demontra esse movimento Moia ao aparecer com esta iniciativa, penso que inédita, resta saber quais os candidatos que terão a mesma coragem e ombridade de comparecerem...

Sérgio Ribeiro

Caro Robim dos Bosques, comentador anterior:
Acho significativo o seu entusiasmo. Espero que não o perca.
Também louvo a iniciativa do MOIA e tudo farei para estar presente, como assistente e, eventualmente, na qualidade de candidato à AM. Mas queria lembrar-lhe que esses debates aconteceram em muitas candidaturas anteriores. Em muitos participei, na rádio ABC, em hoteis de Fátima (entre cabeças de lista à AM e à CM), num café creio que na Freixianda, noutros locais. Meu caro, o mundo não começou quando o começámos a conhecer, já antes outros tinham por cá vivido e feito coisas por muito estimáveis que sejam (e são!) as de nós contemporâneas.
Faço estas observações sem em nada diminuir, antes valorizando, e muito, a iniciativa dos MOIA mas eles não nem os primeiros nem os últimos moi(c)anos.
Saudações

Unknown

Robim dos Bosques, parece-me em parte justa a observação sobre os candidatos à Assembleia Municipal.

Acho importantíssimo evitar que estas eleições se resumam a escolher um presidente de Câmara. Não acho que apenas um homem ou uma mulher tem uma visão universal de todas as soluções para o concelho.

Pelo contrário, a democracia rejeita o "grande líder" que pensa que sabe tudo. A democracia funciona a várias vozes. Não é um presidente da câmara, são 7 pessoas (dos quais 1 é presidente). E para além desses 7, uma Assembleia Municipal mais numerosa, na esperança de que muitas cabeças dêem melhores contributos.

Mas em termos de logística era capaz de ser complicado reunir em debate (debate mesmo, mesmo) mais de 80 candidatos (efectivos) à Assembleia Municipal. Provavelmente bastaria estender o convite os cabeças-de-lista para a AM, tal como parece ocorrer com as listas candidatas à Câmara Municipal...

Moia

Caros comentadores, o objectivo claro deste debate é a apresentação das linhas orientadoras de cada candidatura e qual a envolvencia do Olival nesses projectos.

Os convites foram endereçados apenas para os Cabeças de Listas por considerarmos serem os porta-vozes desses mesmos projectos, que acreditamos serem debatidos nos seus grupos, bem como o problema da duração do debate.

De qualquer forma, seria muito interessante criar um calendário de debates, com várias temáticas, a desenvolver durante os proximos 4 anos, com as estruturas devidamente publicitadas, espaçadas no tempo, de forma às concelhias partidárias desenvolverem o seu debate interno.

Mas,já alguém tentou, certo?

Algumas pessoas acham que o debate de idéias é uma forma menor de exercer politica!!!

Pedro Oliveira

Sérgio Ribeiro

Meus caros Moi(c)anos,
O debate já começou, aqui, na preparação do debate. E sinto-me na obrigação de lembrar que no mandato da AM 1997-2001, por proposta minha, acolhida e defendida pelo então presidente da AM, Mário Albuquerque, houve sessões da AM temáticas, incluso em Agosto sobre o tema da emigração para trazer aos orgãos autárquicos os nossos conterrâneos emigrantes por cá em férias - sem grande êxito... mas era para ser só um começo - e também sessões nas freguesias.
Acho o vosso desenho da iniciativa equilibrado, e gente demais poderia prejudicar a troca de ideias. Por mim, estarei como assistente e, eventualmente, como participante se houver ocasião da parte da assistência.
Saudações

Guardião do Templo

Caros Moianos,
É com estranheza e pena que verifico que o Senhor Comentador Sérgio Ribeiro, que pela análise dos seus comentários concluo que já integrou e, eventualmente, ainda integra a Assembleia Municipal, devagarinho, devagarinho vai tentando desvalorizar a vossa iniciativa para vos retirar protagonismo. Já repararam que em ambos os textos insiste em dizer que já fez tanto ou melhor que vocês? E se tivesse, que importa isso? Que vem isso ao caso? Ainda que fosse verdade o que afirma, manda a boa educação, o bom senso e a humildade democrática que o não dissesse atento às circunstâncias. Porquê este ressabiamento velado? Sim, porque dando uma no cravo e outra na ferradura lá vai tecendo alguns elogios , mas só para ganhar balanço para reafirmar que já fez tanto ou melhor que vocês. Fez?.., talvez, mas em circunstâncias e em moldes totalmente diferentes, de certeza.E não é isso que vos interessa, o que vos interessa, suponho eu, é que são e querem ser independentes na verdadeira acepção da palavra, nao permitindo que nada nem ninguém interfira na vossa forma de estar e agir.
Depois, sinceramente, também não percebo aquela de Moi(c)anos. É apenas uma questão de estilo, intelectualite aguda, ou pior, considera-vos uma "cambada" de índios? Porque moicano é sinónimo de índio.
Senhor autor do blogue, esteja atento e não se esqueça que "quem o avisa seu amigo é" e, se há comentários moderados são os do Guardião do Templo, pelo que espero vê-los aprovados
Voltarei em breve, sempre em vossa defesa.

Sérgio Ribeiro

As interpretações ficam com quem as faz. Fazer dos meus comentários processos de intençõe não me surpreende.
Venho afirmar, e só o que afirmo pode valer como intenção minha, que muito valorizo a iniciativa dos MOIANOS. O que não me impede de, em qualquer circunstância e por em razão de décadas vividas, lembrar que nada começa connosco, que houve tentativas falhadas ou semi-falhadas também com iguais ou parecidas intenções, e que estas, as de agora, melhor continuidade terão se beneficiarem do conhecimento das anteriores e das causas por que não resultaram ou pouco resultaram.
Por outro lado, um orgão institucional, formado por eleitos é diferente e tem obrigações que não são as de um grupo que, por iniciativa própria se atira para a participação com coragem e determinação. O que mais valoriza a iniciativa.
Por aquilo que em vós tenho encontrado, força MOIANOS!, e vejam, no que escrevo, apenas a intenção de vos lembrar que não são os primeiros nem serão os últimos moi(c)anos (o último dos moicanos era um filme de há muitas décadas.
Bom trabalho!

(Ah!, e se há posturas que me incomodam e denunciuo é a de gente que, muito superior, se arroga guardiã de templos)

 
Assalto ao Poleiro