segunda-feira, 13 de julho de 2009

RECENSEAMENTO ELEITORAL

segunda-feira, 13 de julho de 2009
A Lei do Recenseamento Eleitoral foi alterada e diga-se de passagem bastante simplificada, veja o que retirámos do Site da Direcção Geral de Administração Interna:

“As alterações introduzidas ao Recenseamento Eleitoral pela Lei n.º 47/2008, de 27 de Agosto, promoveram diversas medidas de simplificação, com destaque para a inscrição automática de eleitores no recenseamento.

Assim:

Os cidadãos portadores de Cartão de Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão;

Os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade válido que nunca se tinham inscrito no recenseamento eleitoral foram automaticamente inscritos na freguesia da residência indicada no Bilhete de Identidade.

Os jovens de 17 anos ficam igualmente inscritos, podendo votar se, à data do acto eleitoral, já perfizeram 18 anos.

Verifique o seu número de eleitor/a, bem como a freguesia onde vota.

Para além do endereço www.recenseamento.mai.gov.pt pode também utilizar um dos seguintes meios:

envie um SMS para o 3838 (serviço gratuito) com a seguinte mensagem:
RE nº de Identificação civil sem digito de controlo data de nascimento no formato AAAAMMDD (exemplo: RE 12344880 19891007)

informe-se na Junta de Freguesia da sua residência.

Nos serviços www.recenseamento.mai.gov.pt e SMS para o 3838 só são visíveis inscrições efectivas.

Inscrições provisórias dos jovens com 17 anos que não completem 18 anos até ao dia de acto eleitoral ou referendário já oficialmente marcado não são identificadas.

Para mais informação, consulte via Internet
www.dgai.mai.gov.pt

A falta de tempo para proceder ao seu recenseamento eleitoral deixou de ter sentido. Se pertence ao Grupo de Pessoas que se abstêm de votar, agora basta no dia de eleições passar pela Junta de Freguesia da sua residência (sms e internet também) e pedir o seu número de eleitor. De volta à mesa de voto, com o número do eleitor em sua posse e após a confirmação da sua identidade através de um documento com fotografia válido, pode assim exercer um direito e uma obrigação que lhe compete, sendo um dos pilares básicos da Democracia, e que tantas pessoas esquecem embora critiquem a inércia do sistema.

Se critica e não vota, não se esqueça, … votar é a melhor crítica construtiva”.

Informar, informar…

POR UM OLIVAL ACTIVO

3 comentários:

obs. atento

Muito bem! Gostei do informar, informar...esta sim é uma excelente forma de construir, de ser util às pessoas e de contribuir para o fim dessa lástima que é a abstenção.

Por mim estão no caminho certo!

mas, o observador atento continua por aí...

Anónimo

ola bom dia, será que o assalto está a receber os comentários que só dizem bem? não que queira dizer mal mas já fiz alguns que nunca foram publicados.

acho este artigo muito interessante, mas mais que isso é essa vossa vontade de informar os eleitores que tanto falta aos portugueses que acham que já sabem tudo.
fico à espera de ver as vossas idéias, tenho a sensação do que oiço por aí que vocês têm hipoteses, mas atenção a vossa mensagem ainda não chega a quase ninguem.

fiquem bem

ps-moderação de comentários !?!?!?


PAULO JORGE

Anónimo

Ola PAULO JORGE. Na criação do "assalto" ficou definido que os comentários anónimos não seriam publicados, mas se reparares bem têm sido aceites comentários com nick names.

A tua opinião ficou resgistada e gostariamos que continuasses a participar.

Quanto ao metodo de divulgação serão usados outros mais para a frente.

o administrador

 
Assalto ao Poleiro